A raposa, o funeral, e o arado- Parte 02


A raposa o funeral e o arado- Parte 02
O funeral
Lc 9:57-62
57 Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores. 58  Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.59  A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. 60  Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus. 61  Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.62  Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
Análise dos Versos 59,60
Nessa parte do caminho Jesus dirige-se a uma pessoa e a recruta a segui-lo. A resposta do homem é surpreendente e é entendida por todos os primeiros ouvintes, mas ao nosso ponto de vista ocidental parece que o Senhor foi meio “rude” com o possível candidato não dando nem ao menos a chance de ir despedir-se dos seus familiares, porém será que foi realmente isso que aconteceu? Ao verificarmos historicamente o caso veremos Eliseu discípulo de Elias: 1Rs 19:19-21 19 ¶ Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. 20  Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo. 21  Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.
Como lemos nessa passagem Elias não somente permitiu que Eliseu fosse se despedir como também deu uma festa! Porque então esse pobre rapaz não teria o mesmo direito? Porque simplesmente esse rapaz falava de um costume palestino que perdura até os tempos de hoje que é ter responsabilidade social com os pais. Na palestina e no norte do Iraque perdura o costume de pedir bênçãos dos pais para se fazer qualquer coisa, o texto dá a idéia de uma reunião em família para que decidissem sobre a permissão de seguir ou não Jesus. O possível discípulo sabia que seus pais não permitiriam que ele fosse após Jesus e, além disso, o filho mais velho teria que sepultar seu pai, ou seja, dar uma velhice digna e cuidar dos preparativos para o sepultamento já que seria uma desonra que outra pessoa que não o filho cuide do enterro.  Jesus Sabia que era desonroso aos pais ficarem sem filhos para os enterrarem por isso, ele arruma um filho na cruz para Maria sua mãe. João 19:26 Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho.
O rapaz estava dizendo a Jesus Olha mestre eu até que gostaria de segui-lo, mas os costumes da minha aldeia, os deveres sociais, são muito importantes para mim o Senhor não gostaria que eu os quebrasse, gostaria? O Senhor sabe que as exigências são muito grandes na nossa sociedade com relação a isso! Rapidamente nosso Mestre responde: Deixa que os mortos sepultem os seus mortos ou seja, deixa que os espiritualmente mortos cuidem disso e você vá pregar o Reino de Deus, Jesus não estava pedindo mas dando uma ordem!
Pensando em nossos dias quantas vezes dizemos a mesma coisa ao Reis dos Reis, Jesus eu quero te seguir mas... e aí impomos nossas condições  para seguir Jesus. E que condições são essas? As mais variadas! Ah Jesus o Senhor sabe nossa sociedade pós moderna nos faz muitas exigências! O Senhor quer mesmo me expor ao ridículo ao dizer que creio em Adão e Eva na faculdade? Ah Senhor eu te sigo mas.... pregar! Isso não é para mim, manda  outro!  Se eu testemunhar de ti serei visto como um paspalho ou pouco culto em meu emprego! Posso ate perde-lo! O Senhor não quer me ver em dificuldades financeiras quer? Eu te sigo mas... posso ser teu agente secreto? Já sei! Agente  007 de Jesus que tal?
O senhor te chama hoje para expandir teu reino e que resposta tens dado a ele?  Será que o preço que o mestre exige é alto demais para você?
O senhor nos ilumine.
Amém.


Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar artigo ao Del.icio.us Adicionar artigo ao Digg! Adicionar artigo ao DiHitt Adicionar artigo ao Eu Curti Adicionar artigo ao Furl Adicionar esta noticia no Linkk Adicionar artigo ao Rec6 Adicionar artigo ao reddit Adicionar artigo ao Slashdot Adicionar site ao Stumble Adicionar aos Favoritos Technorati Sabedorize esta notícia no WebSapiens

Um comentário:

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Você sabe dominar a luxúria?

CLIQUE ABAIXO Combate a luxúria