Visões sobre o tempo! parte 3

Da Perda de Tempo


Frei Heitor, 1528-1584
Achando-se um dia quatro amigos praticando, disse o teólogo, em cuja casa eles estavam:
-Eu sempre tive para mim, e tenho ainda agora, que uma das grandes perdas que há no mundo é a do tempo: porque ele é muito precioso, vale a peso de ouro, e, perdido, nunca mais se pode cobrar. Por isso diz São Paulo na epístola aos Gálatas: "Enquanto temos tempo, gastemo-lo em boas obras". fez-nos o apóstolo essa lembrança, para que não percamos tempo. E perde-se o tempo quando se gasta em vícios em coisas vãs, que a ociosidade descobre aos homens enfadados que, de não terem o que fazer, andam traçando na fantasia mil castelos de vento, tão esquecidos de si que, nascendo para o verdadeiro trabalho, não buscam senão o falso descanso: donde vem a não fazerem coisa com que deixem de si memória.
Assim como é necessário no fogo fundir o metal, para se dele fazer uma imagem de estátua que depois fique e permaneça, assim é necessário fundir nossas vidas no fogo dos trabalhos e dos bons exercícios, para daí sair uma imagem de boa forma, dirigida à honra e a serviço de Deus, a qual, depois de nossa morte, dê testemunho de nossa vida. Eurípedes diz que o trabalho é pai da boa fama; e Hermiónio afirma do trabalho e experiência aprendeu a ciência.
Os homens ociosos são inimigos de si mesmos, pos, deixada a diligência dos bons trabalhos, que é uma mina de bens, se dão à ociosidade, que é um abismo de males. E o pior é que não cuidam que ganham o tempo, senão quando o perdem: e eles não ganham com esta perda senão sua perdição.
E havendo de buscar tempo para pasasr coisas, buscam coisas para passar o tempo. E, enfim, eles não o passam, mas ele passa por eles.


Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar artigo ao Del.icio.us Adicionar artigo ao Digg! Adicionar artigo ao DiHitt Adicionar artigo ao Eu Curti Adicionar artigo ao Furl Adicionar esta noticia no Linkk Adicionar artigo ao Rec6 Adicionar artigo ao reddit Adicionar artigo ao Slashdot Adicionar site ao Stumble Adicionar aos Favoritos Technorati Sabedorize esta notícia no WebSapiens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Tipos de sermões que atrapalham o culto

  Tipos de sermões que atrapalham o culto  Robson Moura Marinho  A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999....