A cessação dos dons extraordinários-Parte 01

Quando Vier o Que é Perfeito (l Co 13:8-13)
Pr. Moisés Bezerril
Este é o texto mais polêmico sobre a contemporaneidade dos dons extraordinários.
Esta palavra, "perfeito", é a palavra que tem sido o ponto crítico na questão da contemporaneidade dos dons extraordinários; especialmente o dom de línguas, profecia e ciência.
Há um livro publicado pela Igreja Presbiteriana* que fala deste tema de línguas e diz na página 15: "Os que crêem na cessação absoluta do dom de línguas têm, as vezes, apelado para 1 Co.13:10 como evidência. Entretanto, esta passagem não pode ser usada como prova indiscutível da cessação das línguas, visto que não é claro no texto que to teleion, "o que é perfeito", se refira quer ao fechamento do Cânon, quer à maturidade espiritual da Igreja, podendo perfeitamente ser uma referência à segunda vinda de Cristo". A primeira coisa a se estranhar aqui é, que os autores não colocaram um só versículo para dizer que to teleion se refira a segunda vinda de Cristo. Por que? Vamos discutir esta questão que não é simples. No rodapé da página 15 há uma nota que diz: "Uma das dificuldades com as duas primeiras interpretações mencionadas, é que ambas requerem a cessação da profecia e da ciência, juntamente com as línguas, após o fechamento do Cânon ou da chegada da maturidade da Igreja, cf, l Co. 13:8, apesar de que Paulo considera a profecia e a ciência como essenciais para a edificação da Igreja, cf. l Co. 14:3,6".
Há um problema muito sério aqui. Na nossa ótica não vemos no texto o ensino de que línguas, profecias, e ciência cessaram completamente. Não é este o ensino de Paulo neste texto. Línguas na verdade, cessam. Está bem claro no texto. Mas profecias e ciência não cessam, elas irão chegar ao telos.
Muita gente passa "batido" no texto para colocar línguas, profecias e ciência numa só "cesta”, afirmando que todos irão acabar pós época apostólica. Não. Há um detalhe aqui que mui sutilmente podemos observar, pelo verbo que é usado para aniquilar e cessar. Vamos tentar descobrir o sentido de to teleion a partir de uma exegese bíblica. Nada de experiência. Para nós não interessa experiência, pois nunca iremos descobrir o que Paulo está falando através de experiência. Temos de descobrir o sentido que o apóstolo quer enfocar a partir do estudo da própria revelação. Porque se trilharmos pelo caminho da experiência, primeiro vamos negar a autoridade das Escrituras, e segundo as Escrituras não serão, praticamente, o ponto final, a palavra final. A conclusão será que o Cânon está aberto e as revelações continuam. As implicações serão seríssimas se crermos numa contemporaneidade dos dons extraordinários pois não poderemos crer no final do Cânon Neo-Testamentário.
Há um autor pentecostal que crê da maneira coerente com a doutrina pentecostal. Aliás, todo pentecostal deveria pensar assim com o risco de se contradizer. Jimmy Reinolds leva tão a sério a questão da profecia, da ciência e das línguas hoje, como era em Corinto, que para ele a questão de Cânon não existe. Ele diz que não há fechamento de Cânon pois a qualquer momento poderá ser encontrado um manuscrito no Egito e a Igreja poderá incluí-lo no Cânon. Ele crê na mesma natureza do dom de línguas, profecias e dência, da mesma maneira que aconteceu em Corinto, na época de Paulo.
As pessoas menos esclarecidas vão pegar este texto e vão argumentar assim: A ciência cessou? Todos dirão que não. A conclusão seria, então, que línguas também não. Eles colocam todos estes dons juntos. Mas, na verdade, a palavra ciência não se aplica à ciência tecnológica, mas a um dom espiritual de conhecimento revelacional. Se você pensar que é ciênda tecnológica, está afirmando que é o social, o circunstancial, interpretando a Bíblia.
Vamos definir as palavras gregas telos e teleioun, pois são muito importantes para o entendimento do texto.
Telos = fim, conclusão, término e alvo.
Teleion= completo, perfeito, e maduro.
No texto que enfocamos (v. 10) encontramos a forma acusativa = teleion. Não podemos nunca confundir telos com teleion, pois não entenderemos o que Paulo quer dizer aqui. Na filosofia, telos pode significar o completar do desenvolvimento intelectual. Geralmente no N.T. quando Deus é chamado de telos, isso significa que Ele abrange o começo e o fim. Vejamos um diagrama para esclarecer:
teleioun telos
*--------à--------à--------à--------à--------à *
ek merous teleion ("perfeito")
*-------------------teleiôsis--------------------------- *
Vejamos a saída de um ponto inicial até um ponto final. Telos é o fim, a conclusão, o término. O teleioun (um participio) significa o que está andando, completando, amadurecendo, aperfeiçoando. O teleioun terá de chegar ao teleion. Há o telos = fim. Tudo que sai do ponto inicial e vai até o telos é o teleioun. Tudo que sai do ponto inicial e chega ao fim, ele é o "completo", "perfeito". A distância que o teleioun terá de percorrer é o que vemos no Novo Testamento grego como a expressão ek merous" - porque em parte conhecemos e em parte profetizamos" (ek merous = em parte). Então, tudo que é "em parte" é o ek merous. Toda extensão do programa do teleiou naté o telos e que se toma teleion é chamado de teleiôsis. Tudo que é ek merous não é teleion. É o contraste. O teleiôsis = perfeição (todo o programa). A perfeição é sair do ponto inicial teleioun e chegar até o telos e percorrer todo o espaço para ser o completo (teleioun). É isto que Paulo está falando em 1 Co. 13:10.

O ESTUDO CONTINUA NO PRÓXIMO CAPÍTULO...

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5 comentários:

  1. Realmente precisamos de uma boa explicaçao exegética para defendermos com mas clareza e de forma segura 1 Cor 13:8-13, pois creio na cessaçao dos dons, mas confesso que nunca tive gabedal para usar esse texto e provar que realmente o termo (perfeito) se refere ao fechamento do canon, e nao a segunda vinda de cristo.Sabemos que sao poucos os que tem a coragem de afirmar que o texto se refere ao fechamento do canon. já analizei varios materias inclusive reformados, e muitos autores ficam em cima do muro, inclusive o proprio altor da bíblia de genebra.já usei várias vezes esse texto para me defender, mas as respostas vem sempre seguida de uma pergunta,"como vc prova que o texto se refere ao canon?" vcs nao podem usar esse texto para defender o que creem, pq pra vcs se refere ao canon, e pra nós a segunda vinda de cristo. Após essas perguntas confesso que me senti varias vezes impotente para confirmar essa verdade. MOAB NÓBREGA.

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  2. Querendo só ratificar uns termos que usei quando falei(o autor da biblia de genebra)os termos corretos que queria usar era( o comentárista da biblia de estudo de genebra. E outra coisa,na minha conclusao eu falei que me senti impontente para confirmar essa verdade.A verdade que falei nao se refere a cessaçao dos dons,pois defendo com umhas e dentes, mas a verdade de nao confirmar o texto estudado.

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  3. Muito obrigado por participar dos comentários. Na realidade não são poucos os presbiterianos que têm sido seduzidos pelo erro da pneumatologia pentecostal.

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  4. No texto está assim:(A perfeiçao é sair do ponto inicial"TELEIOUN"e chegar até o telos e percorrer todo espaço para ser completo(TELEIOUN).Qual ou quais sao os significados desse termo TELEIOUN.

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