Armínio x Calvino- Origem da TULIP


OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO

I. A ORIGEM DOS "CINCO PONTOS"

A. O PROTESTO DO PARTIDO ARMINIANO, NA HOLANDA

Os Cinco Pontos do Calvinismo tiveram sua origem a partir de um protesto que os seguidores de James Arminius (um professor de seminário holandês) apresentaram ao "Estado da Holanda" em 1610, um ano após a morte de seu líder. O protesto consistia de "cinco artigos de fé", baseados nos ensinos de Armínio, e ficou conhecido na história como a "Remonstrance", ou seja, "O Protesto". O partido arminiano insistia que os símbolos oficiais de doutrina das Igrejas da Holanda (Confissão Belga e Catecismo de Heidelberg) fossem mudados para se conformar com os pontos de vista doutrinários contidos no Protesto. As doutrinas às quais os arminianos fizeram objeção eram as relacionadas com a soberania divina, a inabilidade humana, a eleição incondicional ou predestinação, a redenção particular (ou expiação limitada), a graça irresistível (chamada eficaz) e a perseverança dos santos. Essas são doutrinas ensinadas nesses símbolos da Igreja Holandesa, e os arminianos queriam que elas fossem revistas.


B. OS "CINCO PONTOS DO ARMINIANISMO"

Os cinco artigos de fé contidos na "Remonstrance" podem ser resumidos no seguinte:

1. Deus elege ou reprova na base da fé prevista ou da incredulidade.

2. Cristo morreu por todos os homens, em geral, e em favor de cada um, em particular, embora somente os que crêem sejam salvos.

3. Devido à depravação do homem, a graça divina é necessária para a fé ou qualquer boa obra.

4. Essa graça pode ser resistida.

5. Se todos os que são verdadeiramente regenerados vão seguramente perseverar na fé é um ponto que necessita de maior investigação.

Esse último ponto foi depois alterado para ensinar definitivamente a possibilidade de os realmente regenerados perderem sua fé, e, por conseguinte, a sua salvação. Todavia, nem todos os arminianos estão de acordo, nesse ponto. Há muitos que acreditam que os verdadeiramente regenerados não podem perder a salvação e estão eternamente salvos.



C. A BASE FILOSÓFICA DO ARMINIANISMO

Conforme expõe J.I.Packer (O "Antigo" Evangelho, pp. 5, 6) a teologia contida nessa "Remonstrance" (ou Representação) "originou-se de dois princípios filosóficos: primeiro, que a soberania de Deus é incompatível com a liberdade humana, e, portanto, também com a responsabilidade humana; em segundo lugar, que habilidade é algo que limita a obrigação... Com bases nesses princípios, os arminianos extraíram duas deduções: primeira, visto que a Bíblia considera a fé como um ato humano livre e responsável, ela não pode ser causada por Deus, mas é exercida independentemente dEle; segunda, visto que a Bíblia considera a fé como obrigatória da parte de todos quantos ouvem o Evangelho, a capacidade de crer deve ser universal. Portanto, eles afirmam, as Escrituras devem ser interpretadas como ensinando as seguintes posições:

1. O homem nunca é de tal modo corrompido pelo pecado que não possa crer salvaticiamente (salvificamente) no Evangelho, uma vez que este lhe seja apresentado;

2. O homem nunca é de tal modo controlado por Deus que não possa rejeitá-lo;

3. A eleição divina daqueles que serão salvos alicerça-se sobre o fato da previsão divina de que eles haverão de crer, por sua própria deliberação;

4. A morte de Cristo não garantiu a salvação para ninguém, pois não garantiu o dom da fé para ninguém (e nem mesmo existe tal dom); o que ela fez foi criar a possibilidade de salvação para todo aquele que crê;

5. Depende inteiramente dos crentes manterem-se em um estado de graça, conservando a sua fé; aqueles que falham nesse ponto, desviam-se e se perdem.

Dessa maneira, o arminianismo faz a salvação do indivíduo depender, em última análise, do próprio homem, pois a fé salvadora é encarada, do princípio ao fim, como obra do homem, pertencente ao homem e nunca a Deus".


D. A REJEIÇÃO DO ARMINIANISMO PELO SÍNODO DE DORT E A FORMULACÃO DOS CINCO PONTOS DO CALVINISMO

Em 1618 foi convocado um Sínodo nacional para reunir-se em Dort, a fim de examinar os pontos de vista de Armínio à luz das Escrituras. Essa convocação foi feita pelos Estados Gerais da Holanda para o dia 13 de novembro de 1618. Constou de 84 membros e 18 representantes seculares. Entre esses estavam 27 delegados da Alemanha, Suíça, Inglaterra e de outros países da Europa. Durante os sete meses de duração do Sínodo houve 154 sessões para tratar desses artigos.

Após um exame minucioso e detalhado de cada ponto, feito pelos maiores teólogos da época, representando a maioria das Igrejas Reformadas da Europa, o Sínodo concluiu que, à luz do ensino claro das Escrituras, esses artigos tinham que ser rejeitados como não bíblicos. Isso foi feito por unanimidade. Não somente isso, mas o Concílio impôs censura eclesiástica aos "remonstrantes", - depondo-os de seus cargos, e a autoridade civil (governo) os baniu do país por cerca de seis anos. Além de rejeitar os cinco artigos de fé dos arminianos, o Sínodo formulou o ensino bíblico a respeito desse assunto na forma de cinco capítulos que têm sido, desde então, conhecidos como "os cinco pontos do Calvinismo", pelo fato de Calvino ter sido grande defensor e expositor desse assunto.

Embora cause estranheza a muitos essa posição, devido à mudança teológica que as igrejas têm sofrido desde vários séculos, os reformadores eram unânimes em condenar o arminianismo como uma heresia ou quase isso. A salvação era vista como uma obra da graça de Deus, do começo ao fim, sem qualquer contribuição do homem. Essa posição pode ser resumida na seguinte proposição: Deus salva pecadores.

15 comentários:

  1. que benção, bom meu querido irmão em Cristo rene Montarroyos te saudo com a paz do senhor.
    eu estou estudo sobre Arminio e Calvino a alguns meses, só que por em quanto estou na visão armiraldiano. e gostaria muito da sua ajuda pra mim chegar a um conclusão, pois por todos os anos de conversão eu sempre fui arminiano, se possivel vc poder me enviar algo por e-mail te agradeço.
    graça e paz

    ResponderExcluir
  2. a sim tambem que me esclarecesse o ponto de vista errado dos arminianismo, aonde vc acha que eles estão equivocados na suas visão
    Rene?
    paz

    ResponderExcluir
  3. Sem. Plugados com Deus2 de junho de 2009 às 20:01

    Que bom irmão Hércules que podemos ser úteis na vossa edificação. somos um grupo de teologos reformardos e que temos por pressupostos em primeiro lugar as Escrituras e em segundo lugar a teologia reformada. Falar de calvinismo nunca foi fácil. Mas a enfase dada pela biblia e ratificada por Calvino pode-se Resumir nas seguintes frases:
    1- Deus é soberano. isto implica dizer que nada nem ninguém pode questionar seus atos ou planos, ele também nunca foi ou será pego de supresa por qualquer falta ou pecado nosso. A salvação é pela graça mediante a fé. até mesmo a nossa fé não vem de nós mas nos é dada dos céus.
    Efésios 2:8-9  8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;  9 não de obras, para que ninguém se glorie.
     
    2-Responsabilidade Humana. Apesar de Deus já ter escolhido na eternidade aqueles que serão salvos isto não isenta o homem da sua responsabilidade pois ele precisa sinceramente ouvir a voz de Deus e se arrepender dos seus pecados. Aqueles que pensam que podem viver do jeito que quiserem ou que o calvinismo ensina isso, realmente não conhecem o calvinismo.
    Cremos que o grande erro de Arminius foi dar ênfase no homem o colocando no centro da sua salvação. Depois que nosso pai Adão Pecou Estamos Mortos Espiritualmente e não temos mais vontade alguma de Deus.Efesios 2:5   5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, -- pela graça sois salvos, ..agora pense comigo como um "morto" poderia escolher algo? é facil de entender isso tudo? lógico que não! parecem ser ideias contraditorias mas não são porque nosso Deus é perfeito e nunca falha.
    A suma é Deus é soberano mas o homem é tambem responsável pelos seus pecados e pela sua aceitação ou rejeição da graça.
    René Montarroyos

    ResponderExcluir
  4. A suma é Deus é soberano mas o homem é tambem responsável pelos seus pecados e pela sua aceitação ou rejeição da graça.  
    René Montarroyos
    podemos rejeitar a graça desde que ela é inrresistivel? segundo calvino!

    ResponderExcluir
  5. Sem. Plugados com Deus4 de junho de 2009 às 10:56

    Como já dissemos anteriormente a soberania divina não invalida a responsabilidade humana. Lembremos do caso de Judas ele não teria como fugir ao que foi predito nas Escrituras mas ele também foi responsável por ter entregue o filho do Homem.Mateus 26:24 24 O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!
    A mesma coisa é a graça ela só atingirá eficazmente os eleitos mas aqueles que a rejeitam também sao responsáveis por rejeitá-la. Isso pode dar um nó nas nossas mentes mas é exatamente o ensino da Bíblia. Temos um livro que pode ser Baixado gratuitamente Salvos Pela graça, Aconselho o irmão a ler. Deus tem duas atitudes para com o homem ou ele é justo e aplica a pena justa pelos pecados humanos ou ele é gracioso e salva o homem dos seus pecados pela sua graça. enfim Deus já escolheu os salvos mas os que rejeitam são responsáveis por rejeitar a graça salvífica.

    ResponderExcluir
  6. Sem. René Montarroyos4 de junho de 2009 às 11:03

    Se começarmos a pensar que apenas somos passivos cairemos no hiper calvinismo que é um extremo perigoso o homem tem seu papel no plano de salvação e este plano ja foi traçado na eternidade. mesmo assim esse homem nao é uma máquina ou Robô e será plenamente responsável pelos seu atos pecaminosos se rejeitar a graça. Sei que não é totalmente compreensível mas aconselho o irmão a aceitar pela fé o que a Bíblia diz. pois somos humanos limitados e finitos e não podemos compreender totalmente a mente do nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Renne se possivel gostaria que me explicasse mais sobre o livre arbtrio, certa vez vc falou escreveu que o livre arbitrio acabou quando Adão e Eva pecaram depois do ato não ha mais o mesmo, tem argumentar isto com amigos da faculdade, falei sobre Judas, que no salmo ja falava do traidor, ms ele defende a tese que Judas tinha a escolha de trair ou não, qe ele não nasceu predestinado a ser o traidor de Crsito
    te agradeço se me ajudar.
    graça e paz

    ResponderExcluir
  8. Equipe Plugados com Deus8 de agosto de 2009 às 22:29

    Caro amigo nosso proprio site responde essa sua pergunta leia de forma bem pausada imprima o artigo se possivel que essa tema é tratado na CFW confissao de fe westminster http://plugadoscomdeus.blogspot.com/2009/08/confissao-de-fe-westminster-cap-ix-x-e.html aqui falam sobre livre arbitrio depois de estudar se tiver duvidas podemos esclarecer ta bom?
    Forte abraço
    René Montarroyos

    ResponderExcluir
  9. <span>"Dessa maneira, o arminianismo faz a salvação do indivíduo depender, em última análise, do próprio homem, pois a fé salvadora é encarada, do princípio ao fim, como obra do homem, pertencente ao homem e nunca a Deus".</span>
    A salvação pertence à Deus, em primeira e em última análise. O arminianismo não diz que seremos salvos pela capacidade humana. A fé salvífica é recebida pelo homem como dom de Deus! Quando o homem aceita seguir a Cristo, Deus o capacita para tal.

    ResponderExcluir
  10. João 15 : 16
    Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

    ResponderExcluir
  11. O calvinismo é positivo porque ensina uma verdade:a salvacão pela graca é um presente que não se perde.enquanto oarminianismo é bom porque prega o comprometimento, a seriedade para com deus, a vigilancia e a oracão, mesmo que tudo isso seja por receio de ir pro inferno.

    ResponderExcluir
  12. Aonde tá escrito que o destino de cada um já foi traçado? esta´tudo muito subentendido. O homem É salvo pela fé, mas fé não é obra,é convicção. A fé é do homem, mas quem cria a fé ,a regeneração e a salvação,é a ressurreição de CRISTO, a única obra aceita por Deus.

    ResponderExcluir
  13. ef. 2:5 estando mortos nos deu vida. Realmente,um morto não pode encolher,mas não estamos mais mortos,pois ele veio para nos dar vida. Agora podemos escolher. Uns estão mortos, outros meio-mortos e outros vivos. Se voce está vivo,então mande que os mortos ressuscitem. O homem natural não está tão morto assim que não possa ouvir a palavra. Como luz do mundo dissipamos as trevas da incredulidade pelo poder da palavra. Muitos que estão perdidos vão deixar de ir para o céu se nós não lhes mostrarmos a verdade que liberta. Fé não é obra, mas se a tivermos faremos o ide de Jesus. Romanos 10: 6-18. O nosso maior tesouro são as almas que podemos ganhar e apresentá-las a Deus como oferta. 1 tessal. 2:19,20 e 2 cor 11:2

    ResponderExcluir
  14. Meus irmãos em Cristo, a paz seja convosco.
    Assim como muitos de nós, sempre tive questionamentos acerca de calvino e arminio. Por exemplo: eu creio que calvino esta correto em afirmar que haja eleição, mas não creio que se baseie na simples vontade de Deus como afirma, e sim que somos eleitos em base a preciência de Deus, o Qual de antemão, sabe quais são os corações (espirituais) de carne e os corações de pedra. Além do mais se cremos que Deus escolhe somente alguns, os quais, aconteça o que acontecer serão salvos, e os demais façam o que fizerem já mais alcançarão a salvação, logo todos estamos isentos de buscar a Deus, pois nada mudará o rumo da historia. A minha visão é essa existe uma interação entre Deus e o homem, que resulta na salvação. Deus fez tudo, mas cabe a nós crer.

    ResponderExcluir
  15. O Calvinismo em três problema para responder:
    1) Deus é o autor do pecado e do mal - Meios sem fins;
    2) Deus decreta aquilo que ele não queria que acontecesse - Deus Irracional;
    3) Deus vai de encontro a sua própria natureza, amor e justiça - Deus é um tremendo 171.

    Pergunta a um calvinista de como Deus decreta que o homem para pecar e mesmo assim torna o homem responsável. Resposta, abre aspas NÃO SEI fecha aspas.

    Chega a ser até irônico, alguém determinar que um pessoa acorde ele as 5 da manhã, depois de acordado não gostando do gesto mata quem acordou.kkk

    ResponderExcluir

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Você sabe dominar a luxúria?

CLIQUE ABAIXO Combate a luxúria