Estudo Bíblico Aprofundado de Atos 1:8 Parte II

Continuação da Exegese de Atos 1:8
 
mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
1.1- No evangelho, Lucas escreveu o que Jesus começou a fazer e a ensinar. Em Atos, o que o Senhor continuou a fazer por meio de Seu Espírito
1.2- Jesus passou quarenta dias após Sua ressurreição e antes de Sua ascensão falando
aos apóstolos das coisas concernentes ao Reino de Deus. Daqui podemos apreender duas coisas fundamentais e básicas:
  • A preparação de uma liderança é fundamental para o estabelecimento de uma missão
  • A promessa do Pai, o batismo com o Espírito Santo é condição espiritual para realização da obra.
Os apóstolos estavam preocupados com o tempo da restauração do reino a Israel e Jesus queria que estabelecessem a Igreja, que fossem Suas testemunhas de Jerusalém até os confins da terra, pelo poder do seu Espírito Santo

    avlla Allá- conjunção. adversativa, MAS, PORÉM (mais forte do que de dé) que indica um contraste grande entre a perspectiva dos Apóstolos, preocupados com aspectos escatológicos, talvez detalhes, em detrimento da visão ministerial que o Senhor da Igreja tinha para ela. Isso acontece todos os dias na maioria das igrejas...qual é a visão de Jesus o SENHOR da Igreja e qual a visão dos membros da Igreja?
lh,myesqe  lempsesthe - 2°pl. do Futuro lndicativo Médio Depoente ou 2° pl do Aoristo imperativo ativo de lamba,nw ( lambanõ).
O futuro no grego preferencialmente indica uma ação pontilear, no Indicativo o aspecto temporal está presente, sendo também o modo da certeza, fato realidade, recebereis com certeza, de fato, na realidade.
O aonsto indica uma ação PONTILEAR, em ato e não um processo. Observe o §557 da Pequena gramática do grego Neotestamentário Coinê (Francisco Leonardo) no imperativo como no subjuntivo estes dois tempos (Presente e Aoristo) não se referem a tempo algum, a não ser um futuro proximo: recebei vós. Larnbanõ
significa TOMAR, PEGAR, APOSSAR-SE, Mt 26:26a; Me 12: 19-21; 15 23 . = AGARRAR, APODERAR-SE Mt 2 I :35,39; Lc 5:26.
Os cristãos deviam praticar a ação de agarrar ou apoderarem-se do poder de Deus. Isto aconteceu, quando:




Obedeceram.. ficando em Jerusalém, I :4; Jesus comendo com os apóstolos determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, I: 12, após a ascensão de Jesus os discípulos voltaram para a capital em obediência ao Mestre. Obediência é um pré-requisito para a manifestação do Espírito.
Confiaram 1:4b "mas que esperassem a promessa do Pai, a qual disse Jesus, de mim ouviste." Os apóstolos confiaram nesta promessa, precisamos exercitar a fé baseada nas promessas de Deus para que o Espírito opere e sejamos verdadeiras testemunhas.
Oraram 1: 14 "Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dEle". A oração humana precede a ação divina.
Uniram-se 1: 13-15; 2:1 "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes. estavam "todos reunidos no mesmo lugar" A unanimidade, a reunião no mesmo lugar possibilitou a participação de todos no recebimento da virtude divina. A unidade é como o óleo precioso, Sl 133:2.
Recebereis du,namij - dynamis - PODER, FORÇA, FORTALEZA, ENERGIA Mt 22:29; At: 1:8, o próprio Deus Mc 14:62; ato poderoso, milagre Mt 11:20s Mc 6:5 II Co 12: 12 .

Mt 22:29 "Respondeu-lhe Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" .
Mc 14:62 "Jesus respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do Todo-poderoso e vindo com as nuvens do céu com poder e grande glória", quando recebemos o dynamis estamos recebendo a mesma força, energia que Deus possui em plenitude .
Jesus exerceu este poder, intervindo nas leis naturais e realizando feitos extraordinários. Os milagres responsabilizam ainda mais os ouvintes ao arrependimento II Co 12: 12 As credenciais do apostolado foram apresentadas no meio dos coríntios, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos (dynamesin) Este poder serviu de credencial apostólica .
Continua parte III.

3 comentários:

  1. boa palavra ja preguei muito neste texto.gostei muito de suas observacoes ( rica a palavra de Deus') ...

    ResponderExcluir
  2. Olá, por favor atualize o link do Coisas Judaicas. Em vez de um link com uma matéria, mude para o link do blog, pois assim fica sempre atualizado, ou pelo nosso feed.
    http://feeds.feedburner.com/coisasjudaicas.

    Grato

    ResponderExcluir

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Você sabe dominar a luxúria?

CLIQUE ABAIXO Combate a luxúria