Adoração extravagante e outras afrontas ao primeiro mandamento

Continuando nossos estudos nos Dez mandamentos de forma contextualizada para os nossos dias.
R: "O primeiro mandamento é: 'não terás outros deuses diante de mim' e exige de nós conhecer e reconhecer a Deus como único Deus verdadeiro e nosso Deus; e como tal adorá-lo"(Êx 20.3; 1Cr 28.9; Dt 26.7; Mt 4.10; Sl 95.6; 29.2)


O Singular Deus Verdadeiro


O Povo de Israel estava rodeado de povos pagãos que adoravam um multidão de deuses (politeísmo). Ao contrário dos outros povos, Israel era monoteísta, isto é, adorava um único Deus. Alguns estudiosos de metodologia naturalista afirmam que Israel também seguiu outros deuses, vindo a adotar o Monoteísmo posteriormente. É claro que não isto não passa de suposição. O próprio relato bíblico demonstra que Israel já nascera crendo em um único Deus.

Uma vez que Abraão, que antes era pagão(Cf. Js 24. 2, 3), fora ordenado deixar a sua terra, o Senhor apareceu a ele e ele passou a invocar o nome do Senhor (Gn 12.8). O Gênesis relata que, aquilo que era tido como deuses (o sol, a lua, as estrelas e os animais. Genesis 1), fora criado pelo Deus dos Céus. Não preciso aqui, novamente, expor a necessidade da existência de um único Deus, o Deus da Bíblia. Mas apenas pôr o mandamento dentro de seu contexto. É isto que o Primeiro Mandamento exige de nós:


1) Conhecer este Deus único e verdadeiro, o que implica muito mais do que apenas uma atividade intelectual; é uma atividade relacional fundamentada na verdade revelada nas Escrituras, não nas emoções e experiências.

2) reconhecer a Deus implica em dispor-se a si mesmo num "consciente e fervoroso" ato de obediência a tudo que Ele ordenou e repudiar ao que Ele proibiu. Este ato conduz-nos à compreensão de quem seja Deus: Senhor, Salvador e Rei sobre todos. Assim, reconhecer a Deus é entrar na relação Criador e Criatura.

3) Correta Adoração é decorrente dos outros dois princípios. Ora, conhecer e recohecer a Deus como único e verdadeiro Deus leva-nos a adorá-lo corretamente. Jesus ensinou que isto é vida eterna (João 17.1 - 5). A atitude existente aqui é de Adorado e Adorador, sendo o Adorado Aquele quem diz como o adorador deve Dele se aproximar.

O Rev. Onézio escreveu: "O culto, porém, em Israel não se expressava como o povo o queria e o desejava, mas como Deus o estabeleceu e o requer. Culto é o serviço do servo; portanto, tem de ser conforme as normas e a vontade de seu Senhor, que o planejou em seus mínimos detalhes. Não é o servo que coloca Deus diante de si e escolhe o que lhe é bom, conveniente e agradável; Deus é quem convoca o redimido ao culto, à adoração e ao louvor e determina a postura e comportamento litúrgicos do adorador na sua soberana, augusta e santa presença"(BCW, p. 89).


Esse mandamento cabe não apenas para quaisquer ídolos pedra ou madeira  mas para as outras coisas que se poe entre nós e nosso Deus, como fama, dinheiro,poder, família, amigos, futebol, sexo... a lista é imensa tanto quanto o é nossos torpes pensamentos. Qualquer coisa que toma o primeiro lugar na sua vida é seu deus. A Bíblia é bem clara: Não terás outros deuses diante de mim!




Enfim, numa época em que as pessoas se apaixonam por Deus e tem uma  adorção extravagante, o Primeiro Mandamento nos livra não apenas dos falsos deuses, mas também nos põe em nosso lugar de criaturas, deixando Deus ser Deus.

Deus nos livre de tamanho pecado e nos ilumine.
Amém
Equipe Plugados com Deus

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Não ficou claro onde a "adoração extravagante" afronta o primeiro mandamento. Neste tipo de culto, busca-se a face de Deus, onde está o erro? Na gramática? Seria porque "Apaixonar-se" é algo passageiro e "amar" é permanente? Mas aí a Bíblia diz "que o amor de muitos se esfriou".Ora, o amor também precisa de cuidados. Ficou definido o 1º mandamento, mas Faltaram informações para embasar a idéia de que a "adoração extravagante é uma afronta ao 1º mandamento". Vai ter uma parte 2 deste artigo?
    Um abraço.
    Paz!

    ResponderExcluir
  2. ola Lya ficamos felizes com sua visita. Em relação a sua pergunta, a bíblia ensina que Deus é o centro do culto e até a forma que nós cultuamos está prevista por ele mesmo. Romper com esse padrão é simplesmente tirar Deus do seu devido lugar e colocar o homem, pois na adoração extravagante o "verdadeiro adorador" voa como águia, ruge como leão, salta como coelho, canta de costas para o público, além de rolar pelo chão quando "tocado por Deus".

    ResponderExcluir
  3. Para os adoradores extravagantes o que vale é romper com os paradigmas religiosos, manifestando através do louvor congregacional uma adoração desprovida de frieza espiritual. Segundo estes, tudo é válido desde o riso incontido ao choro histérico por parte dos adoradores. Em nenhum lugar das Escrituras nos é permitido qualquer alteração de como Deus quer ser adorado. o que foge disso simplesmente é idolatria. Qualquer dúvida nos escreva plugadoscomdeus@gmail.com

    ResponderExcluir

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Tipos de sermões que atrapalham o culto

  Tipos de sermões que atrapalham o culto  Robson Moura Marinho  A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999....