Presbiterianos: Por que os crentes não guardam o sábado? (6)


No nosso estudo de hoje analisaresmos à luz da bíblia por que os crentes, em geral, e os presbiterianos em particular não guardam o sábado como diz o mandamento. Também veremos algumas noções do governo presbiteriano. Boa leitura. Clique aqui para estudo anterior


42.    Se o quarto mandamento ordena a guarda do sábado, por que não

o guardamos?

R. O vocábulo sábado, na Bíblia, vem da palavra shabbath e significa repouso, descanso, etc. Na nossa língua, o sétimo dia da semana chama-se sábado, mas isto não ocorre em todas as línguas. Em alemão, por exemplo, o sétimo dia da semana chama-se sonnabend (véspera do sol) ou samstag (dia de Saturno). Em francês chama-se samedi (dia de Saturno). Em inglês, saturday (dia de Saturno). Logo, o sétimo dia e sábado não são a mesma coisa. O que a Lei ordena é a guarda de um dia de descanso por semana. E isto nós guardamos. Quando guardamos o domingo, estamos cumprindo o 4 Man-damento. O calendário dos judeus lhes foi dado na saída do Egito (Ex 12.2). Os crentes em Cristo não estão obrigados a guardar o mesmo dia da semana, que os judeus guardavam e muitos ainda guardam. Guardando o domingo, não estamos quebrando o 4º Mandamento.


43. Por que guardamos o domingo?

R. Por várias razões. Dentre elas, destacamos as seguintes:

1. Jesus ressuscitou no domingo (Mt 28.1-10; Mc 16.1-8; Lc 24.1-12; Jo 20.1-10).

2. O Espírito Santo desceu sobre os crentes no Pentecoste ou, seja, no domingo (At 2.1-4).

3. Os apóstolos e os discípulos, após a ressurreição de Cristo, passaram a guardar o domingo.

4. Os crentes do Novo Testamento guardavam o domingo (At 20.6-7; 1 Co 16.14). 5. O Novo Testamento chama ao domingo de Dia do Senhor (Ap. 1.10).

6. A tentativa de levar os crentes a guardarem o sábado, e não o domingo, primeiro dia da semana, é inovação adventista, sem nenhuma base na Palavra de Deus.



44. Quem ordenou o matrimônio e quais os seus objetivos?

R. O matrimónio foi ordenado pelo Criador (Gn 2.18-24), e tem como objetivos: 1. O mútuo auxílio de marido e mulher (1 Co 7.3-5). 2. A propagação da raça humana por sucessão legítima (Gn 1.27-28) e 3. Impedir a impureza (1 Co 7.2, 9; Hb 13.4).

45. Quais são as regras básicas que a Palavra de Deus estabelece para o casamento do crente?

R. São as seguintes: 1. Só pode casar-se quem pode dar consentimento ajuizado. 2. O crente deve casar-se somente no Senhor (1 Co 7.39; 2 Co 6. 14). 3. Não devem casar-se as pessoas entre quais existem graus de consaguinidade ou afinidades proibidos pela moral e que podem acarretar lesões biológicas.


46. Em que circunstâncias a Palavra de Deus permite o divórcio?

R. Apenas em caso de adultério (Mt 19.9) ou nos casos de deserção irreparável (1 Co 7.15). O casamento é indissolúvel por ser uma instituição divina, figura da união entre Cristo e a Igreja (Mc 10.9; Ef 5.22-23).


47. Que é a Igreja?

R. A Igreja é o Corpo de Cristo formado por todos os Seus verdadeiros servos (Mt 16.18; Ef 1.22-23; 4.5; 5.23). Segundo a teologia reformada, há dois tipos de Igreja: a) A igreja invisível constituída por todos os que já foram salvos, dos que estão sendo salvos e dos que serão salvos (Hb 12.23). Igreja visível ou militante, constituída por todos os que professam a fé em Jesus Cristo. Da Igreja visível, no entanto, fazem parte tanto os verdadeiros crentes como os falsos crentes, misturados como o trigo e o joio. Nesta Igreja, como diz o apóstolo Paulo, só Deus conhece os que são Deus. Exemplo de Igreja visível e militante, com todas as mazelas que a caracterizavam, é a Igreja de Corinto. Toda Igreja local (exemplos: de Antioquia, de Jerusalém, etc) é exemplo de Igreja visível. A Igreja Universal é construída de todas as Igrejas locais, em todo o mundo.


48. Como uma pessoa pode tornar-se membro de uma Igreja Presbiteriana?

R. A admissão de membros, na Igreja Presbiteriana, obedece aos seguintes critérios: 1. As pessoas batizadas na infância, numa Igreja Evangélica, são admitidas como membros da Igreja mediante a pública Profissão de Fé; 2. As pessoas que não foram balizadas numa Igreja Evangélica, devem receber o batismo e fazer a pública Profissão de Fé; 3. As pessoas que vêm de outra Igreja Evangélica, sendo já membros dessa Igreja, são arroladas mediante carta de transferência; 4. as pessoas membros de outra Igreja Evangélica, que não trazem carta de transferência, são admitidas pelo Conselho da Igreja, me-diante solicitação por escrito. Na solicitação deve constar a razão ou razões que as levaram a tomar tal decisão. Quando um membro da Igreja Presbiteriana muda-se de um lugar para outro, deve providenciar sua carta de transferência. Caso não o faça, poderá ser arrolado por jurisdição ex-ofício, depois de estar frequentando, pelo menos por um ano, a nova Igreja Presbiteriana.


49. Quais são os deveres do membro da Igreja Presbiteriana?

R. "Viver de acordo com a doutrina da Escritura Sagrada, honrar e propagar o Evangelho pela vida e pela palavra; sustentar, moral e financeiramente, a Igreja e suas instituições; obedecer às autoridades da Igreja, enquanto estas permanecerem fiéis aos Ensinos das Sagradas Escrituras; participar dos trabalhos e reuniões de sua Igreja, inclusive das assembleias administrativas.



50. Como é o governo da Igreja Presbiteriana?

R. O governo da Igreja local é exercido pelo Conselho, formado pelo Pastor, e pelos Presbíteros eleitos pela assembleia da Igreja. Sob a supervisão do Conselho, funciona a Junta Diaconal, constituída de todos os Diáconos da Igreja, também eleitos pela assembleia da Igreja local. Os Diáconos cuidam da assistência social promovida pela Igreja e da ordem no Templo e suas dependências. Acima do Conselho estão os demais Concílios da Igreja: Presbitério, Sínodo e Supremo Concílio.

51. Que é Concílio?

R. É uma Assembleia constituída de Pastores e Presbíteros. Os Concílios da Igreja Presbiteriana, em ordem ascendente, são os seguintes: a) Conselho, que exerce jurisdição sobre a Igreja local; b) Presbitério, que exerce jurisdição sobre Pastores e Conselhos; c) Sínodo, que exerce jurisdição sobre vários Presbi¬térios de determinada região; d) Supremo Concílio, que exerce jurisdição sobre todos os Concílios. De todos os atos e reuniões dos Concílios lavra-se Ata, que é submetida ao exame e apreciação do Concílio imediatamente superior ou, seja, o Presbitério examina as Atas dos Conselhos que lhe estão jurisdiciona-dos, o Sínodo as Atas dos Presbitérios que lhe estão jurisdicionados e o Supremo Concílio examina as Atas dos Sínodos.



52.    Como se constituem os Concílios?

R. No Conselho, o Pastor é designado pelo Presbitério e os Presbíteros são eleitos pela Igreja local, para um mandato de cinco anos, podendo ser reeleitos. O Conselho nomeia, cada ano, o seu representante junto ao Presbitério, que é constituído dos Pastores e do representante de cada Igreja que o Presbitério jurisdiciona. O Sínodos são constituídos pelos Pastores e Presbíteros de cada Presbitério jurisdicionado pelo Sínodo de determinada região, e eleitos por seu respectivo Presbitério, na seguinte proporção: Três Pastores e três Presbíteros por Presbitério cujas Igrejas tenham, em conjunto, até dois mil membros. O Supremo Concílio é constituído de, representantes, Pastores e Presbíteros, eleitos pelos Presbitérios, na seguinte proporção: Dois Pastores e dois Presbíteros : por Presbitérios cujas Igrejas tenham, em conjunto, ; até dois mil membros, e mais um Pastor e um Presbítero para cada grupo de dois mil membros. Os Presbitérios se reúnem, pelo menos, uma vez por ano; os Sínodos, de dois em dois anos, sempre nos anos ímpares; o Supremo Concílio, de quatro em quatro anos, sempre nos anos pares.

53.    Quais os requisitos para um membro da Igreja ser eleito Presbítero

ou Diácono?

R. Ser são na fé, prudente no agir, discreto no falar e ser exemplo de santidade na vida (1 Tm 3.1-13; Tt 1.5-9). Deve ser membro da Igreja em plena comunhão com ela, ser maior de 18 anos, civilmente capaz, assíduo e pontual no cumprimento de seus deveres e estar convicto de que Deus o chama para o exercício de qualquer destes ofícios.

16 comentários:

  1. <span>gostaria de fazer uma pergunta: 
    Se o domingo deve ser adorado porque não é guardado totalmente? pois vejo os crente indo a praia, participando de jogos, etc... 
    tudo o que vejo é que é um dia comum para descanso (deleite) próprio!!! 
    fiz uma pesquisa e descobri que o domingo foi instituído pelo pelo "Imperador Constantino no dia 07 de março de 321 a.c. para que todo o povo adora-se o deus sol." 
    fonte: Enciclopédia Britanica 9º edição. 
    como crer em um mandamento que não é especifico na Biblia??? 
    </span>


    <span><span style="text-decoration: underline;">grato pela atenção e direito de postagem!</span>
    </span>

    ResponderExcluir
  2. caro leitor agradecemos sua visita e desculpe a demora em responder, contudo, esta divulgado um estudo para responder os seus questionamentos sobre o domingo. http://plugadoscomdeus.blogspot.com/2009/11/domingo-dia-deus-do-sol.html forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. amigo 2 duvidas q tenho nesse seu post pois como podes afirmar q os discipulos guardavam os domingos e nao os sabados pois a biblia nao tem informacao nenhuma disso e outra a biblia manda guardar o 7 dia da semana e em qlqr lingua ow pais o setimo dia eh o Sabado e nao o domingo independente de como ele se chama pois se o nome importasse nao chamariamos o messias de Cristo ow JEsus mas sim de Yeshua pois esse eh o verdadeiro nome dele.

    ResponderExcluir
  4. Equipe Plugados com Deus11 de abril de 2010 às 18:48

    Agradecemos sua visita. Divulgamos novo post com maiores detalhes sobre sua Dúvida.

    ResponderExcluir
  5. Frequento a Presbiteriana a algum tempo meus pais são desta igreja mais eu não aceito a guarda do domingo, Jesus resumiu os 10 mandamentos em 2 mais se fossemos para guardar algum dia seria os sábados
    não adianta falar que na Bíblia tem isso e aquilo não tem prova alguma que é para guardar o domingo.
    nosso sábado Agora é Jesus,é uma grande Heresia da Presbiteriana guardar o Domingo assim como a Igreja Católica ...

    ResponderExcluir
  6. Caro irmão se ler com cuidado a explanação e os textos bíblicos por si só chegará a conclusão sobre o assunto basta um pouco de estudo da cultura para entender que shabbat (que significa dia de descanso) na antiga aliança era o último dia da semana e na nova aliança é o primeiro dia da semana. Agradecemos a visita! E rogamos a Deus pela iluminação de todos. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo sou adventista e tudo isto é farsa e uma disculpa para não guardar o sabado, nehum dicipulos de Deus guardou o domingo, cuidado nos seus posts pois estude mais a Bíblia.

      Excluir
  7. Queridos irmãos!
    Há um equivoco sobre a guarda do domingo e não existe nenhuma passagem que diz para guardar o domingo.
    Tanto é verdade, que nem na bíblia existe a palavra "domingo" e nenhuma autorização para guardá-lo. Se Deus Criador descansou, abençoou e santificou (Gen 2:1-3), deixando nos 10 mandamentos "Lembra-te do dia de sábado para guardar" (Êxodo 20:7-11). Na verdade os 10 mandamentos foram dados por Deus para guardar todos, porque pecado é a transgressão da Lei (os mandamentos) e qualquer que guarda toda lei e tropeça em um só ponto se torna culpados de todos; mas um detalhe, a guarda da Lei de Deus não salva nenhum, mas ela mostra em que estamos pecando e errados. Antes importa obedecer a Deus do que a homens, examinai as escrituras procurando confirmar todas as passagens e confirmando uma com a outra.
    A bíblia só é completa com a antigo testamento e novo testamento, porque todas as profecias foram cumpridas no novo testamento. E Cristo não veio revogar nenhuma lei, e ele cumpriu e ensinou como guardou cada um, dando exemplo para que todos seguissem o exemplo...Então o que esta esperando, não acredite no que os homens digam, confirme e estude pedindo oração a Deus para lhe dar sabedoria e conhecimento para entender...

    ResponderExcluir
  8. Bom dia irmão apreciamos seu contato e sua opinião. Na bíblia há várias referências ao primeiro dia da semana(domingo) e este foi o escolhido pelo Senhor da nova aliança para ser lembrado porque foi justamente o dia da sua ressurreição. Basta analisar com cuidado para entender que a primeira aliança foi cumprida em Cristo que estabeleceu a nova aliança no seu sangue. 24 Então, lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos (Mar 14:24 ARA)
    referências aos domingos. Matthew 28:1 No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. (Mat 28:1 ARA) 7 No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite. (At 20:7 ARA) 2 No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for. (1Co 16:2 ARA)

    ResponderExcluir
  9. Será mesmo que diante de tantas evidências bíblicas o domingo deve ser desprezaddo Geji?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara estude mais a biblia ela tem 2500 passagens que fala que o sabado é o dia do senhor. tudo isso são eresias da sua parte.

      Excluir
  10. Estimado irmão Rene. Os versiculos apresentados por sua pessoa não deixam claro em nenhum momento a obrigaçao da obeservância do domingo. Se fosse para observar o primeiro dia após a morte de Cristo, porque as mulheres que andavam com ele descansaram neste dia após a sua morte: E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado. "E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.(Lucas 23:54-56). E se como o irmão afirma que os apostolos guadaram o primeiro dia, porque o próprio Jesus antes de sua morte orientou seus discipulos a orar sobre o tempo da distruição de Jerusalem(evento este que ocorreu anos depois de sua morte): "E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;"(Mateus 24:20)
    A biblia fala que no fim dos tempo haverá um julgamento de todos. Conforme o irmão fala haverá um julgamento para os guadaram os 10 mandamento com o sábado de Jesus para trás incluindo o proprio Cristo e ou como os 10 mandamentos e o domingo para todos de Jesus para frente? Haverá dois juízos.
    E para finalizar, a própria biblia nos informa qual será o dia de guarda lá no céu: Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.
    E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.(Isaías 66:22-23)
    E á afirmação do irmão em o Sabádo com seu significado de descanso pode ser atribuido ao primeiro dia da semana não estár em harmonia com a biblia pois a mesma e enfatica: "Mas o SÉTIMO dia é o sábado do SENHOR teu Deus;" Êxodo 20:10
    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  11. A bíblia presbiteriana é diferente da original, pois a verdadeira Palavra de Deus diz: "E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento" (Lucas 23:56). Nesse contexto Jesus já havia morrido. Agora é fato o que ouvi um dia de um padre: "as igrejas protestantes são filhas rebeldes que fugiram de casa para chamar a atenção de sua mãe. Só que por mais que elas fujam para longe, levarão sempre no bolso um fio de cabelo da mamãe para cheirar quando sentir saudade. Esse fio de cabelo é o domingo". Tão certo é isso que Lutero morreu mariano de crucifixo na mão. A Igreja católica ainda hoje dita as regras, e a Segunda Besta, como já nos mostrava a profecia, obedece cegamente. Estranho seria seria se eles tivessem pregando diferente, pois a Bíblia estaria se contradizendo. Sobre esses a Bíblia diz: Aparência de Cordeiro, mas palavras do Dragão (diabo). Esse é o poder dominante, que quer mostrar pro mundo que se parece com cristo, mas na verdade a sua mensagem é satânica, de suas bocas saem espíritos imundos.

    ResponderExcluir
  12. Resolvi Guardar o sábado do Senhor e aconteceu algo sobrenatural

    Já indo para 6 anos descobri através de um servo de Deus e Jesus Cristo o quanto eu era amada por Deus e Jesus, desta forma imediatamente me rendi aos pés de Jesus Cristo e fui batizada através de uma Igreja evangélica pentecostal.
    Desde este dia sou feliz, amo a Deus a cada segundo da minha vida é tanto amor que recebo dele que muitas vezes tenho vontade de gritar mais gritar desesperadamente o nome dele para todos ouvirem.já a alguns anos depois da minha entrega a Deus e Jesus Crito, entrego nas ruas como doação de amor varias bíblias todos os dias antes de começar o meu trabalho em uma empresa.
    Minha Igreja não tem estudo bíblico então eu querendo saber tudo de porque Deus me amava tanto procurei e ouvi falar que a Igreja Adventista do Sétimo dia tinha o melhor estudo bíblico do mundo e que mostrava as verdades direto da Propriá palavra de Deus texto e contexto apenas na bíblia sempre na bíblia e que era tudo sem cobrar nada, DVDs de estudos grátis pelo correio e que melhor ainda tinha um canal de televisão chamado novo tempo na net 184 que dava os ensinos 24 h interruptivos,era tudo o que eu queria .
    Acabei encontrando todas as resposta e hoje depois de um ano de estudos sem sair de casa e sem pagar um centavo descobri toda a verdade da bíblia sagrada sem mascara ou maquiagem, porém, eu apenas não conseguia entender como eu uma pessoa que pensa em Deus 24 horas e o ama tanto a cada segundo deveria obedecer o quarto mandamento que foi escrito pelo próprio dedo de Deus para guardar o sábado e não o domingo, eu entendia que eu já o amava demais todos os dias não precisava de um dia para isso mais que ele já tinha de mim todos os dias.
    A duas semanas, eu , creio que dirigida pelo Espirito Santo, resolvi que iria guardar um sábado para adoração a Deus, sem fazer nada do meu interesse e sim guardar o dia inteiro só fazendo coisas para Deus como ler a bíblia,ouvir louvores,evangelizar pelo Zap, ver vídeos bíblicos, orar a Deus conversando com ele o dia inteiro pois aquele dia seria somente para ele.
    Foi a maior experiencia que tive nestes quase 6 anos que o conheci, comecei a guarda do sábado para o Senhor, eu orei pela manha,comecei a evangelizar pelo Zap, li a bíblia escolhi Ezequiel e depois de 4 ou 5 horas me guardando percebi em mim uma grande alegria desde a hora que eu havia acordado pela manha e percebi que eu não lembrei de meu trabalho na empresa, não lembrei dos meu problemas,parecia que eu não estava aqui na terra eu senti que algo estava me protegendo de tudo na realidade a minha mente só pensava em Deus e Jesus,eu realmente estava com a minha mente limpa de tudo eu me sentia alegre , descansada de tudo do mundo, chorava muito quando percebi que a guarda do sábado não era para Deus e sim era Deus e Jesus Cristo que estavam me guardando, me cuidando com muito amor e carinho pois chorava porque sentia me em outra dimensão, não sou louca e nunca deixei de amar a Deus eu nunca havia recebido esta benção de esquecer de tudo do meu mundo circular. Foi uma experiencia incrível, então descobri que Deus só havia detalhado tanto com seu próprio dedo no quarto mandamento textualizando mais neste mandamento do que nos outros nove porque ele queria realmente que nos os filhos dele entendesse que este mandamento foi criado para que ele pudesse cuidar de nos, colocando- nos no seu colo pois eu senti a verdadeira comunhão com a Trindade algo maravilhoso aconteceu, hoje já estou na guarda do meu segundo sábado e passei a semana toda me preparando, eu contei as horas para chegar na sexta feira no por do sol 7:27 H, agora estou compartilhando este testemunho porque Deus me tocou muito.

    Buscai primeiro o reino dos Céus e outras coisas, vos serao acrescentada.
    A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus.
    Deus é a lei e o legislador do Universo
    Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!

    Que a Paz e a Graça do Senhor Jesus Cristo permaneça em sua vida para sempre,Ámen, Ámen e Ámen.





    ResponderExcluir
  13. As pessoas se esquecem de que o que nos salva nao e o sabado ou o domingo , mais sim a certeza da salvacao de que Deus esta vivo entre nos , e o importante e tirarmos um dia para servimos ao nosso Deus

    ResponderExcluir
  14. Todas as traduções quer seja em alemão(sonnabend ou samstag), em francês (samedi), em inglês (saturday), siginificam sábado e não dia de Saturno.
    A lei de Deus é uma só, pra todos. Agora, é mais fácil ficar enganando as pessoas do que lhes ensinar a verdade.

    ResponderExcluir

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Você sabe dominar a luxúria?

CLIQUE ABAIXO Combate a luxúria