Cabeça Federal



  
A.W.Pink
Para compreensão correta de uma grande parte da palavra de Deus é de vital importância observar a conexão que Adão teve para a sua posteridade. Adão não somente foi o pai da humanidade ele foi também seu representante e cabeça federal. A raça humana em sua totalidade foi posta a prova no Éden. Adão atuou não somente representando a si mesmo mas também toda a humanidade que sairia dele. A menos que esse fato básico se entenda definitivamente, o que deveria ser relativamente fácil para nós, estaria encoberto de um mistério impenetrável. A posição de Adão é a chave para entendermos o pacto de Deus com o homem.
"cabeça federal" é um termo que tem desaparecido quase que completamente da literatura religiosa atual. É verdade que a expressão em si mesma não se da verbalmente nas escrituras; assim como as palavras trindade, ou encarnação divina, é uma necessidade do linguajar teológico e na exposição doutrinária. o principio que se deseja passar com o termo: "cabeça fedral" é o da representação. Só houveram dois cabeças federais os quais Deus entrou em aliança Adão e Cristo. Cada um representou legalmente diante de Deus muitas pessoas. Adão representou a raça humana em conjunto; Cristo representou todos os que lhe haviam sido dados pelo pai desde os tempos eternos.
    
Quando Adão foi estabelecido no Éden como um ser responsável diante de Deus, ele estava ali como cabeça federal, como representante legal de sua posteridade. Portanto, quando Adão pecou todos os seres humanos foram considerados pecadores. Quando ele morreu todos os seres humanos passaram a morrer. Assim também foi com Cristo, quando ele veio a esta terra ele também sustentaria uma posição federal para com sua própria gente; e quando ele se fez obediente até a morte de cruz, todos aqueles a quem Jesus representava foram considerados justos; quando ele se levantou dos mortos, todos passaram a ter vida; e quando ele ascendeu às alturas todos ascenderam com Ele.

1 coríntios 15:22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.


 
Continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Tipos de sermões que atrapalham o culto

  Tipos de sermões que atrapalham o culto  Robson Moura Marinho  A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999....