Corrija Seus Caminhos!


"Emendai os vossos caminhos e as vossas obras, e eu vos farei habitar neste lugar." Jr 7. 3

 
Corrigir os caminhos é a recomendação deste versículo. Só é necessário corrigir o que está torto, errado. De fato, muitas vezes o caminho de nossas vidas está torto, está errado, ou erramos o rumo. Como nossa vida é uma longa jornada faz-se necessário levar um mapa para nos orientarmos na caminhada, e mesmo quando nos perdemos o mapa serve para corrigir a rota. Todo viajante que não quer se perder no caminho e deseja chegar seguro ao destino deve levar um mapa ou obter informações junto a pessoas confiáveis. Para nós, cristãos, a Bíblia é como um mapa que nos orienta no bom caminho e nos dá segurança na jornada de nossa existência. Além da palavra de Deus ainda podemos buscar informações junto a pessoas cristãs nos momento de insegurança e incertezas, pois nestas pessoas podemos confiar. Se agirmos desta forma certamente nossa vida será boa como Deus planejou.

 
Em contrapartida, se nos basearmos nos mapas errados podemos nos perder. Quando olhamos nossa realidade percebemos que muitas pessoas não usam o mapa correto e sim o horóscopo, os búzios, as cartas, etc. e também não buscam a orientação junto às pessoas de fé na Igreja. Por isso não é de estranhar que existam tantas pessoas perdidas no alcoolismo, drogas, na perversidade, na ganância e no egoísmo. A humanidade caminha a passos largos para a perdição porque não tem buscado a orientação da palavra de Deus. O texto de Jeremias enfatiza a necessidade de se buscar a orientação junto a Deus e recomenda fidelidade a palavra. É preciso ser fiel ao mapa para não se perder, ou seja, é necessário obedecer ao que a palavra de Deus ensina senão erramos o rumo e a direção.

 
Portanto, se desejamos fazer a viagem de nossa existência de maneira tranqüila e serena busquemos a luz da palavra de Deus constantemente, pois ela é o mapa que nos conduz ao maior tesouro do mundo: uma vida com sentido e a salvação eterna. Porém, não esqueçamos que todo mapa precisa ser interpretado corretamente para orientar o viajante. Assim é também com relação à Bíblia. Ela é fruto de uma experiência coletiva do povo com Deus, por isso seu lugar de interpretação é na comunidade cristã junto a pessoas preparadas para tal. Oriente-se por este mapa e terás uma vida abençoada. Amém!

 
Pastor Luterano Gimar do Nascimento
Ijuí – RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Tipos de sermões que atrapalham o culto

  Tipos de sermões que atrapalham o culto  Robson Moura Marinho  A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999....