terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Perguntas no Livro de Gênesis 01

Cap 1 - Perguntas e Respostas Referente ao Livro de Gênesis

PERGUNTA 01
1. Porque a mulher nasceu de uma das costelas de Adão e não foi criada como ele? Há possibilidades disso ser uma "metáfora" que explique o machismo da humanidade desde o inicio dos tempos, vendo que isso demonstraria a superioridade do homem sobre a mulher? Gênesis 2.21
Resposta
A curiosidade humana serve para inventar e descobrir fatos que são úteis para o homem. Mas quando chegamos a perguntar o porquê de Deus, estamos limitados nas respostas ao que Ele nos revelou. Deus é infinito e a mente do homem é finita. (Isaías 55:9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.) Há assuntos secretos que apenas Deus conhece, pois Ele não revelou tudo ao homem. Todavia, o que é revelado é para nós (Deut 29:29). Somos limitados ao que Ele nos revelou. Não existe biblioteca de tamanho suficiente na terra que possa guardar todas revelações possíveis de um infinito. Deus achou sábio nos limitar à Sua Palavra inspirada.
Posso afirmar, pois assim a Bíblia revela, que a mulher foi criada das costelas do homem e num tempo depois da criação do homem. I Timóteo nos revela que essa ordem serve para mostrar o homem é o líder no relacionamento conjugal, no lar, na igreja e na sociedade. (I Timóteo 2: 11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. 12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. 13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. 14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.).
Devemos considerar também o propósito da mulher ser criada. Ela não foi criada para ser um igual do homem mas de uma ajudadora. Considera essa verdade de Gênesis 2:18 na relação da posição da mulher.
"Ajudadora"
Em Hebraico esta palavra significa auxiliar, socorrer ou ajudar; ajudante (#5828 - Strong’s). Esta palavra vem de uma outra raiz (#5826 - Strong’s) que significa cercar, rodear, envolver; proteger, defender; ajudar. Esta ocorrência em Gênesis 2:18 da palavra "ajudadora" é a primeira vez em que ela é usada na Bíblia e também é traduzida como ajuda em muitos versículos na Bíblia.
"Ajudar" é o princípio básico para a mulher existir. É a primeira causa porque foi criada. O homem é o primeiro formado, a cabeça, o líder e o exemplo no lar. A mulher foi criada para ajudá-lo a preencher todas estas posições e ajudá-lo nestas tarefas. Ela deve proporcionar esta "ajuda" sem usurpar as posições que ele tem e com respeito à posição que Deus o deu no lar.
"Idônea"
Esta palavra "idônea", em conexão com a palavra ‘ajudadora’ é usada somente estas duas vezes em Hebraico (v. 18, 20). A palavra é usada para complementar e enfatizar o tipo de ajuda que Deus pretende que a mulher seja para o homem. A palavra significa o mesmo que "ajudadora" por isso não é sempre traduzida para o português por várias editoras como uma outra palavra separada.
O dicionário Aurélio define a palavra ‘idônea’ como próprio para alguma coisa; conveniente, adequado. Que tem condições para desempenhar certos cargos ou realizar certas obras.(Dicionário Aurélio Eletrônico).
A mulher tem inteiramente física, emocional, espiritual e mentalmente todos os ingredientes que ela precisa para ser o auxílio adequado para o homem.
  • O homem não precisa de uma esposa sem opinião, pois ele tem animais de estimação para isso. Ele precisa de conselhos sábios em consideração as decisões.
  • O homem não precisa casar-se com um objeto sem sentimentos pois ele já tem bens materiais. Ele precisa de uma pessoa sensível para com as suas próprias necessidades para respeitá-la e com a qual ele possa amadurecer.
  • Ele não precisa de uma cabeça, pois Deus é a cabeça de todo o homem (I Cor 11:3). Ele precisa de alguém com intenções amáveis e construtivas que o encoraje e estimule a ser tudo o que Deus o criou para ser.
O mundo animal criado por Deus mostra-nos o equilíbrio que necessariamente deve haver entre o par que forma o lar e para isso foram capacitados diferentemente um do outro. Os machos, geralmente, têm a coloração mais brilhante que a das fêmeas. Isso não é porque os machos são mais importantes mas porque são as fêmeas que ficam nos ninhos, covas e nos refúgios para cuidarem dos filhotes. Elas são uma ajuda para o lar sendo de uma coloração que assiste na camuflagem do ninho. São elas que treinam os filhotes para caçarem, se protegerem, etc. Muitos dos machos são coloridos para atrair a atenção para fora do ninho nas horas de perigo. São eles que trazem a alimentação para o ninho. É claro que nem todas as espécies funcionam igualmente, mas podemos observar todas e aprender lições importantes para o nosso próprio lar e o lugar que a mulher ocupa para ajudar no lar. "Para ele"
A primeira responsabilidade da mulher é "para ele". Ela foi criada "para ele" e é "para ele" que ela deve viver para agradar ao Senhor.
 Não há possibilidade que o relato da criação sendo criada das costelas do homem seja uma "metáfora" pois o relato da criação foi de uma criação literal e de uma forma concreta, não simbólica ou mística.
O Adão e a Eva conviveram em paz nas posições diferenciadas na terra mas iguais diante de Deus, pois os dois foram responsabilizados pelos pecados de cada um, e nas posições diferenciadas em que foram criadas. Notamos que mesmo depois da transgressão e a expulsão do jardim, o homem era o lavrador e sustentador do lar e a mulher cuidou do lar e dos filhos. Nisso entendemos que o machismo da humanidade não foi desde o inicio dos tempos mas veio depois.
O machismo é resultado da natureza pecaminosa do homem e não da criação original de Deus. Do coração do homem vem as mudanças não construtivas na humanidade. Mat. 15:19, " Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias".
A diferença entre o homem e a mulher não quer dizer que uma posição é superior ou uma é inferior a outra. O que é diferente entre as duas é a posição. Como no corpo existem membros diferentes e cada um não é igual ao outro mas faz uma harmonia no corpo assim as diferenças de posição entre o homem e a mulher. Não são iguais um ou o outro em posição mas coexistem numa maneira diferenciada no lar para que haja harmonia no lar, na igreja e na sociedade. Examine I Coríntios 11:7-12, " O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. 8 Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. 9 Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. 10 Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. 11 Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor."
Existem muitos assuntos nessa passagem, mas o assunto propício para nós nesse caso é versículo 11, "Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor". Existe uma igualdade entre as duas pessoas do casal mesmo que haja uma diferença de posição.
Pastor Calvin
Bibliografia
Bíblia Sagrada. João Ferreira de Almeida. São Paulo, São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1994. STRONG, JAMES S.T.D., LL.D. Strong’s Exhaustive Concordance of the Bible. Nashville, TN, EUA, Abingdon, 1981.

Autores:
Sérgio Francisco da Silva
Igreja Batista Filadélfia em Vila Iolanda
Pr. Calvin Gardner
Missionário do Templo Batista de Wooster, Wooster, OH, EUA
Revisão Diácono Arceu da Silva 04/03
Fonte: www.obreiroaprovado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!