Um Pouco de Exegese IITm 3.16-18 (Parte final)

 Rev. Jose clovis Falcao

Um segundo aspecto da Palavra no texto básico, II Tm.3.16-18. b) Utilidade: A Inspiração não é um fim em si, ela é ÚTIL em quatro dimensões1. ENSINO, didaskalian; 2.REPREENSÃO, elegkhon; 3.CORREÇÃO, epanorthosin; 4.EDUCAÇÃO, paideian, na justiça Em quatro oportunidades encontramos a preposição PROS ( para ), indica propósitos intermediários da Palavra. Alguns destaques do contexto anterior com relação ao ensino: esta é sua última carta, pastoral inclusive, a seu filho na fé, ministro Timóteo. Paulo afirma que foi designado pregador, apóstolo e MESTRE didaskalos 1.11;  orienta sua rede ministerial, 2.2, para INSTRUIR, didaksai; na defesa da fé  recomenda que o servo de Deus deve ser APTO para INSTRUIR, 2.24,didaktikon; e finalmente que Timóteo tem seguido de perto seu ENSINO, didaskalia, 3.10. Daí Paulo ministra sobre as Sagradas Escrituras. No contexto posterior, 4.2 recomenda que a exortação deve ser com toda longanimidade e DOUTRINA, didakhe; e que haverá tempo em que não suportarão a sã DOUTRINA, didaskalias, 4.3. O ensino da Palavra é fundamental. A Bíblia tb. é útil para a repreensão, refutação do erro e rejeição do pecado A terceira utilidade é correção ou seja, tornar reto, é o único uso do termo no NT, segundo a Chave Linguística, a Palavra restaura, Sal.19.7; Finalmente, EDUCA na justiça, treina, disciplina. O terceiro e último aspecto da Bíblia no texto fundamental, II Tm.3.16-18, é a finalidade. " a fim de que o homem de Deus seja perfeito ( artios ),[ adequado, capaz,qualificado, suficiente, hábil para preencher todos os requisitos ] e perfeitamente habilitado para toda boa obra." eksertismenos, particípio perfeito passivo, indica ação anterior à ação principal e seus efeitos durante ação do verbo principal, ou seja, a capacitação para toda boa obra ocorre potencialmente antes da perfeição de carater,mas efetiva-se durante esta qualificação. Carater precede carisma e ambos são fruto de vida alicerçada na Palavra da Verdade, manejemos bem, II Tm.2.15
 
 jc de JC

2 comentários:

  1. Plugados,

    Parabéns pelo contínuo trabalho na web!.

    Se permite,

    Diversos assuntos têm inquietado muitos de nós e a internet tem sido um espaço precioso onde podemos discutir diferentes pontos de vista sobre a religião, cultura, política e, sobretudo, o que acontece na sociedade seja no Brasil como em todo o mundo.

    E essa é a proposta do blog independente Conversa Protestante, ou seja, o pensamento e a expressão de idéias sobre tudo aquilo que está ao nosso redor.

    Faça uma visita e, se gostar coloque o nosso link em seu blogroll.

    http://conversaprotestante.blogspot.com

    abs.

    ResponderExcluir
  2. olá amigo do conversa protestante já está incluído na nossa lista de blogs plugados! se possível faça o mesmo conosco! Abração Marcos Sampaio.

    Ass. Rev. René Montarroios

    ResponderExcluir

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Você sabe dominar a luxúria?

CLIQUE ABAIXO Combate a luxúria