MEDITAÇÕES SOBRE O BREVE CATECISMO (PARTE LXXXIX)



Pergunta 89 – Como a Palavra de Deus se torna eficaz para a salvação?
Resposta – O Espírito de Deus torna a leitura e, especialmente, a pregação da Palavra, meios eficazes para os pecadores, para os edificar em santidade e conforto, por meio da fé para a salvação.
               Dentre todos os meios de graça disponibilizados por Deus e postos em favor dos crentes em Jesus Cristo, a Palavra avulta como o mais sublime e glorioso. A Fé Reformada, inteiramente alicerçada na Revelação que Deus fez de Si mesmo nas Escrituras sagradas, considera a Palavra de Deus o Primeiro Meio de Graça, o superlativo e eficaz instrumento de que se Deus se utiliza para salvar pecadores, edificar a igreja e santificar a alma dos crentes.
               Centralíssima no culto público, onde deve ser lida e pregada expositivamente, a Palavra de Deus, escola do Espírito Santo no acertado dizer de João Calvino, é um poderoso, eficaz e indisputável meio para atrair pecadores a Cristo e, ato contínuo, edificá-los no pleno crescimento espiritual. A Palavra de Deus, aqui referida, compreende as Escrituras sagradas do Antigo e do Novo Testamento. O mesmo Espírito Santo que esteve sobre Paulo, Pedro, Tiago, Lucas, João, impelindo-os a, inspiradamente, escrever a Revelação de Deus, também esteve sobre Jeremias, Isaías, Moisés, Davi, dentre tantos outros, a fim de fazer deles redatores inerrantes do santo livro de Deus. Portanto, equivocam-se sobremaneira os que insistem em dividir a Palavra de Deus e valorizar um Testamento em detrimento de outro. Uma, harmônica e esplendorosamente coerente, toda a Escritura é a voz de Deus para a nossa salvação, edificação e crescimento na fé.
               A Palavra de Deus, como nos recomenda o Catecismo Maior, deve ser lida “com um alto e reverente respeito; com firme persuasão de serem elas a própria Palavra de Deus; e de que somente ele pode habilitar-nos a entendê-las”. A leitura das Escrituras sagradas deve ser uma prática devocional constante em nossa espiritualidade cotidiana. Através da leitura diária da Palavra de Deus, estreitamos os nossos laços de comunhão com o Senhor; conhecemos, mais detidamente, a sua vontade para a nossa vida; experimentamos um contínuo processo de restauração do nosso caráter e, por fim, moldamos o nosso pensar/sentir/agir de acordo com a cosmovisão procedente de Deus, e que tem nos altos e sublimes valores do seu reino o seu paradigma comportamental predileto.
               Paralelamente à leitura da Palavra de Deus, temos a pregação expositiva das Escrituras sagradas, ponto mais alto do culto público, o momento glorioso em que Deus comunica ao seu povo as suas santas e ternas verdades. A pregação expositiva é um método de proclamação da Palavra de Deus que, ancorado em sólida hermenêutica e rigorosa exegese, tem como finalidade precípua recuperar a intenção original do escritor sagrado, o que, na prática, é a intenção original do Espírito Santo que o inspirou.
               A pregação da Palavra de Deus consola a igreja e a edifica na santíssima fé que lhe foi entregue de uma vez por todas. A pregação da Palavra de Deus atrai a Cristo todos os que são irresistivelmente impactados pelo toque regenerador do Espírito Santo e, desse modo, levados ao arrependimento e à fé salvadora. A pregação da Palavra de Deus alimenta as ovelhas de Cristo, as guia no caminho da justiça e as livra de cair no pântano tenebroso das falsas doutrinas. A pregação da Palavra de Deus deve ser feita de forma honesta, fiel ao que Deus revelou nas Escrituras sagradas, sem deturpação nem invencionice humana; e, de igual modo, deve ser levada a cabo por quem recebeu do Senhor essa solene e gloriosa vocação. Como bem acentua Leonard T. Van Horn: “a Palavra é eficaz e todos nós temos a responsabilidade assombrosa de cuidar disso, de sempre estar presente quando ela é ensinada ou pregada”. SOLI DEO GLORIA NUNC ET SEMPER
                                                                                                                      JOSÉ MÁRIO DA SILVA
                                                                                                                      PRESBÍTERO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Tipos de sermões que atrapalham o culto

  Tipos de sermões que atrapalham o culto  Robson Moura Marinho  A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999....