O papel da Esposa no Casamento





Aula 04
O papel da Esposa
Gênesis 2:18-23; Efésios 5:22-24
introdução
O movimento feminista, em sua maioria, tem feito de tudo para demonstrar o papel da mulher, da esposa, da mãe, etc. o que foi pregado por estas feministas radicais não está de acordo com a palavra de Deus, muitas pretendem forçar a Bíblia para que esta se adapte às suas convicções, contudo seguiremos as Escrituras quanto a esse assunto.
I-            Origens
O relato bíblico ensina que Deus criou a fêmea depois de haver criado o macho. A passagem indica que a mesma foi criada de semelhante substância do homem; ela não é um ser inferior como portadora da imagem de Deus e, como próprio relato diz ela é idônea, ou seja, perfeitamente adequada ao homem recém-criado.
II-       Auxiliadora Idônea
  A mulher é chamada de auxiliadora idônea, sendo igual ao homem a mulher deve capacitar, equipar o macho a cumprir sua humanidade na sua inteireza, assim como ele deve fazer com ela. A mulher é a companheira ou auxiliadora perfeitamente adequada.
Muitas vezes na bíblia Deus é visto como auxiliador: Sl 30:10  Ouve, SENHOR, e tem compaixão de mim; sê tu, SENHOR, o meu auxílio. Sl 54:4  Eis que Deus é o meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida. Percebeu que o SENHOR DEUS criador dos céus e da terra, sustentador de todas as coisas visíveis ou invisíveis foi chamado para ajudar, para ser um auxiliador, aquele que apoia, ajuda e socorre em todos os momentos.
Quando Deus chama a mulher de auxiliadora perfeitamente adequada (idônea) ele se refere a alguém que como ele mesmo ficaria ao lado, alguém que representaria Deus para o homem servindo de bálsamo e consolo. Esse papel magnífico foi dado à mulher isso significa que o homem necessita de auxílio, não somente de Deus, mas também de alguém que represente Deus em sua vida.

III-     Maternidade
o papel supremo da mulher segundo a Bíblia sagrada é ser mãe, Deus habilita as mulheres a serem portadoras da semente do casamento que por sua vez é a imagem e semelhança de Deus.
Que importante papel Deus fornece à mulher. Ela se coloca como auxiliadora, assim como Deus se coloca ao lado do seu povo. Ela se torna a portadora do fruto e seu marido deve estar ao seu lado para ambos desfrutar do imenso prazer de serem pais.

IV-      Seu Marido
Diante de tantas vozes nos dizendo o que fazer preferimos ficar com o padrão bíblico e seguir o ideal de uma mulher especificamente, Sara. Pedro em sua carta faz menção a ela: 1Pedro 3:1-6. 1  Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,2  ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor.3  Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário;4  seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.5  Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido,6  como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma. Sara, apesar de pecadora, olhava para seu marido como uma dádiva de Deus, ela o considerava cabeça da família, não apenas no sentido de provisão, mas que ele geraria filhos. A ele foi dada a responsabilidade de liderança e autoridade e ela reconhecia isso, porém ela nunca abriu mão da sua própria personalidade a mulher não deve suprimir seu papel, seus dons, e sua personalidade.
Conclusão
Diante de tudo que foi visto para concluir podemos destacar um exemplo da mulher da aliança em provérbios 31. Vale a pena uma leitura detalhada ela é esposa e mãe, mulher de virtude e força, ela coordena a casa e os negócios da família, generosa, e apoia seu marido como líder na sociedade, ela teme a Deus e, portanto, deve ser louvada. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Você sabe dominar a luxúria?

CLIQUE ABAIXO Combate a luxúria