Esposo Segundo a Bíblia


Aula 03
Esposo segundo a Bíblia.
1 Pedro 3:7.
introdução
Nos dias atuais o papel do homem tem mudado bastante nas sociedades pelo mundo afora, antes eram tidos como dominadores nas relações conjugais e após os anos 60 e 70 com surgimento do movimento feminista o homem passou da opressão à omissão total.
Maridos sem expressividade, sem responsabilidade, sem proatividade, associado ao pecado tem sido a receita do caos das sociedades modernas.
O objetivo desse breve estudo é fazer uma análise bíblica do papel do homem no lar, e mostrar caminhos para que o homem exerça esse papel da melhor forma possível conforme preceituado nas Escrituras Sagradas.

I-                    O marido deve: amar!
A Bíblia nos ensina claramente que o marido deve amar sua esposa como Cristo Amou a Igreja, servindo-a ao ponto de morrer por ela. Esse amor vai muito além da nossa visão rasa e romântica dos dias modernos, estamos tão imersos nesse mundo que dificilmente conseguimos ver o amor apenas como um sentimento e nada mais. Esse sentimento que o mundo chama de amor geralmente é o sentimento de prazer por ter alguém em nossas vidas para nossa satisfação e nada mais. Já ouviu essa frase? “eu te amo, porque ninguém me faz feliz como você me faz” este não é o modelo de amor bíblico.
O amor bíblico que deve permear nossas relações é , em primeiro lugar, um imperativo e não uma mera sugestão. Efésios 5:25-30 25  Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,26  para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,27  para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.28  Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.29  Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja;30  porque somos membros do seu corpo.
Veja que aqui há uma disposição de sacrifício da vida pela esposa esse é o padrão esperado! Todas as forças devem ser empregadas em glorificar a Deus pelo modo como se relaciona com ela. Essa ordem é tão séria que até no Antigo testamento o homem era dispensado da guerra por um ano para dar total suporte e atenção à sua esposa! Dt 24:5. Sempre que a Bíblia nos dá uma ordem é porque nossa tendência natural é a desobediência, nessa ordem de amar as esposas os maridos precisam entender que ele não deve buscar apenas seus próprios interesses isso porque nossa natureza tende ao egoísmo.

II-                  O marido deve: viver para servir.
Logicamente a ideia implícita em quem se entrega totalmente é disponibilidade para servir. Jesus afirma que não veio para ser servido, porém para servir. Mt 10:28. Os maridos são líderes do lar, mas não cumprem seu papel dando apenas ordens, mas sim apontando o caminho e servindo. A maioria dos maridos não entende esse padrão e de esposa muitas mulheres passam a ser escravas, a bíblia afirma claramente que o papel de servir é do homem! Maridos acomodados são uma das raízes para o fracasso no lar. Mas quem quiser ser o maior que sirva Mt 20:26.

III-                O marido deve: santificar a esposa.
A santificação aqui mencionada é no sentido de separar para Deus ou levar a esposa a aproximar-se de Deus. Os maridos devem ajudar suas esposas a se aproximar de Deus e crescer espiritualmente. Vejamos em que o marido pode santificar sua esposa:
a-       Ele mesmo deve ser um modelo de santificação.
b-      Ele deve orar com ela e por ela todos os dias. Jó intercedia por sua família até pelos pecados ocultos. Os maridos devem interceder pela integridade física, espiritual e emocional das suas esposas.
c-       O marido santifica sua esposa sendo um canal de bênçãos na Palavra. Jo 17:17. Deve alimentar-se pessoalmente e também alimentá-la, ele é sempre o sacerdote do seu lar.
Conclusão.
O papel do marido não deve decorrer de modelos da cultura atual devemos como maridos seguir o modelo bíblico, AMAR, SERVIR, SANTIFICAR, assim cumpriremos nosso papel de acordo com o que Cristo espera de nós homens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Tipos de sermões que atrapalham o culto

  Tipos de sermões que atrapalham o culto  Robson Moura Marinho  A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999....