Família e o Reino de Deus


Aula 02
Família e Reino.
Gn 15:1-11
Quais são os fatores de enfraquecimento da família nos dias atuais?
Frouxidão moral – fraco, que não tem força, indeciso, vacilante. Bons costumes, preceitos estabelecidos desde tempos antigos, etc.
Valorização mais das coisas do que das pessoas, relacionamentos líquidos. Em suas obras, Bauman cunha o termo “modernidade líquida” para tratar da fluidez das relações em nosso mundo contemporâneo.  Interesses individuais cada vez mais se sobrepõe ao coletivo. Isso leva dentre outras coisas a agendas pós modernas, aborto, homossexualismo, pornografias, etc.
I-                    Família e os símbolos do Reino
Deus é um Deus de famílias. A salvação é individual mas ele sempre nos mostrou que deseja tratar com a família como um todo. Gn 17:1-8 js 24:15. Ele deseja que todos os seus membros estejam debaixo do guarda-chuva da mesma aliança.
Tudo que era dos Pais pela fé era consagrado inclusive os filhos por isso eram circuncidados ao oitavo dia de vida. Na nova aliança cessou esse costume. Colossenses 2:11  Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, Colossenses 2:17  porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. Páscoa no antigo testamento também era servida e comida em família no novo testamento temos a ceia do SENHOR que deve ter discernimento para participar.
II-                  Família e as leis do Reino.
Como toda aliança, o pacto com Deus tem suas condicionais. Quem estabeleceu as condições foi o próprio Deus.
Aliança com Adão – pacto de obediência, Pacto com a lei mosaica estabelecia o cumprimento de toda a LEI Dt 28:1.  Ninguém foi capaz de cumprir todas as condições da aliança Rm 3:8-10.
Diante disso Deus instituiu um sistema de sacrifícios para algumas finalidades básicas:
1-      Para que o homem seja aceito perante o SENHOR Lv 1:3. Para que se observasse que o sacrífico sangrento era a encenação do que o pecado traria como recompensa pela afronta ao ser Divino. Para que trouxesse pesar e arrependimento.
2-      Apontava que o próprio Deus iria providenciar um substituto para que morresse em nosso lugar Romanos 5:8  Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:19 Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.
3-      O que se exige hoje Hebreus 12:14  Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, Romanos 8:13  Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.
A paz do crente consiste em se esforçar para obedecer a Deus sem ter medo de ser condenado por não fazê-lo de modo perfeito. Tudo isso deve nos motivar a sermos filhos melhores, maridos amorosos, esposas dedicadas etc, Mateus 5:16  Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

III-                A família e a entrada no Reino
Por fim, a entrada da família no Reino de Deus se dará obviamente pela Graça. Gl 2:16  sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado. Rm 3:20. Muitas pessoas tem dificuldade de assimilar a graça : a) orgulho Rm 3:26-28 jactância-alta opinião sobre si, superioridade moral, intelectual, social, etc. b) lei da retribuição. Achamos que quando fazemos algo de ruim devemos ser punidos mas quando fazemos algo de bom devemos ser igualmente recompensados e homenageados.
Conclusão – que possamos entender e fortalecer a família da aliança olhando com graça e misericórdia uns para com os outros, tomando consciência de nosso papel como luz, buscando a santificação para o futuro encontro com o SENHOR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Tipos de sermões que atrapalham o culto

  Tipos de sermões que atrapalham o culto  Robson Moura Marinho  A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999....