Voce realmente é Cristão?



Joelson Gomes

1Jo.. 3:3.

Introd.:

a) O que me faz um filho de Deus? Ir a igreja; ser batizado; pregar; cantar nos grupos da igreja; dizer que sou crente; ser filho de crente; orar? Não!

b) Então o que me faz um filho de Deus? Como posso reconhecer isso? Bem, existe um texto no NT que foi escrito com este propósito, mostrar as características de quem nasceu de novo.

c) Este texto é a primeira carta de João. Ela foi escrita para mostrar o que é um filho de Deus, e com quais pessoas os filhos de Deus devem ter comunhão. Não é porque uma pessoa é de uma igreja que nós devemos automaticamente ter comunhão com a mesma. João nos diz que além de ser de Deus, a pessoa tem que crer nas coisas certas sobre Deus (1:3; vd. 2Jo. 9-11.).

1ª – A PRÁTICA DA JUSTIÇA (2:29). João começa mostrando o lado positivo, o que é que o filho de Deus deve fazer.
O que é praticar a justiça? É fazer as coisas contrárias ao pecado (3: 7-8). Isto porque toda injustiça é pecado (5:17).

2ª – NÃO VIVER NA PRATICA DO PECADO (3:9). Agora João mostra o lado negativo, o que o filho de Deus não deve fazer. Se continuar na prática do pecado, a pessoa está dando a grande prova de que não é filha de Deus, que não nasceu de novo (5:18).
Observe que para João, aqui está o grande teste para se saber se a pessoa nasceu de novo ou não (3:10).

3ª – AMAR AO IRMÃO (3:14). Veja como João coloca isso também como um grande teste. Ela usa a palavra oída: que significa o mesmo que ver.
Que tipo de amor é este? É o amor prático, não o do discurso (3:18; 4:7).

4ª – ACEITAR JESUS COMO SEU SALVADOR (5:1, 10-12). Não existe filiação entre o homem e Deus sem essa relação com Jesus Cristo. A vida eterna só vem pela fé no filho de Deus como Salvador pessoal. Filiação é algo de fé (Gl. 3:26; Jo. 1:11-12).
E o que é esta fé, é saber que Deus é bom; que Jesus está no céu;que Jesus existe? Não! Se assim fosse o demônio era filho de Deus, pois ele acredita assim em Deus (Tg. 2:19). Isto é a fé histórica, que para nada aproveita.
A fé que salva é aquela de quem acredita em Jesus como salvador de sua vida, perdoador dos seus pecados, que morreu em seu lugar, e o obedece por isso.

5ª- VENCER O MUNDO (5:4-5). E aqui é importante de novo olhar a apalavra que João usa.; é o verbo nikaô: conquistar, vencer, superar. Ele está dizendo que o nascido de Deus conquista. Conquista o que? O mundo, a sociedade mergulhada no pecado (5:19). Resiste a tentação e se mantém fiel a Deus.


CONCLUSÃO:

Porque João escreveu tudo isso? Para aqueles que lessem sua carta tivessem a prova de que eram filhos de Deus. Aqui estava o teste (5:13). A vida eterna tem quem:
*Pratica a justiça;
*Não vive na prática do pecado;
*Ama o irmão;
*Tem Jesus como seu salvador;
*Vence, conquista o mundo.

Você é assim? Este é o teste.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu trabalho na web. Deus continue abençoando!

    Faça uma visita ao VC:

    http://voltemosaocaminho.wordpress.com

    Um forte abraço,
    Marcos Sampaio

    ResponderExcluir

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Você sabe dominar a luxúria?

CLIQUE ABAIXO Combate a luxúria