Para entender Melhor! Exegese Rm 1.17




“Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” (Rom 1:17 ARA)

Abençoado colega: Em face da proximidade dos 494 anos da afixação das 95 teses às portas da igreja do castelo de Wittemberg, Alemanha, por nosso irmão Martinho Lutero, compartilho um pouco de exegese no texto de Rom.1.17 (16), que segundo a Bíblia de Genebra exerceu um profundo impacto na compreensão do mesmo sobre a justificação pela fé.

1) pisteuonti, particípio presente ativo, o que crê, ação simultânea à  do verbo principal, ou seja, estin, 3 sg. pres. ind. at de eimi, ser, (o evangelho ) É o poder de Deus, o evangelho é de maneira permanente o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, e crê de maneira permanente. O evangelho é continuamente o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê continuamente. Sabemos que Deus é aquele que nos livra de tropeços,Jd.24, sendo aquele que opera em nós tanto o querer quanto o realizar, Fp.2.13, e que completará a boa obra em nós iniciada, Fp.1.6, mas não deixa de responsabilizar o cristão em confiar nos méritos de Cristo e descansar na graça, pq. a voz é ativa, o que crê.

2) a justiça de Deus, dikaiosyne, " a posição justa dada por Deus; o caráter justo que pertence a Deus; a atividade justa que procede de Deus ou pode ter um duplo significado, a justiça pessoal de Deus, e a justiça que Ele concede aos pecadores, declarando-os e aceitando-os como justos.", assim expressou-se um estudioso da Palavra.

3) guegraptai- perfeito passivo,ESTÁ ESCRITO, o perfeito enfatiza o caráter permanente e autoritativo daquilo que foi escrito. Refere-se à citação de Habacuque 2.4, redigida em aproximadamente 602 AC, mostrando a relevância da Palavra, ver tb Rom.15.4. Gostaria de receber artigos e boletins para minha edificação. Que Deus continue abençoando seu ministério e nunca deixe de interceder por mim e a obra que Papai nos confiou. Um abraço fraterno, em Cristo, jc de JC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Tipos de sermões que atrapalham o culto

  Tipos de sermões que atrapalham o culto  Robson Moura Marinho  A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999....