Cristo nos Livros Historicos


Cristo nos Livros Históricos


Josué
No livro de Josué temos a história da entrada do povo de Israel na terra prometida sob a direção de seu novo capitão, Josué. Moisés que era o representante da Lei, não podia introduzir o povo na terra de Canaã, pois a Lei não nos pode introduzir tão pouco na plenitude da benção do Evangelho de Cristo. Só Cristo pôde fazer isto, e neste livro que estamos considerando Josué é uma figura d'Ele, e o seu nome tem a mesma significação como o d'Ele. Josué quer dizer: «Iahweh é Salvação.» Lembremos do Novo Testamento no qual é registrado em Mateus: «Chamarás o Seu nome Jesus ; porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados» (Mat. 1:21).
O Senhor procurou animar o Seu povo a ir avante e tomar posse da terra e isto de várias maneiras.
Podemos notar :
1.    A Ordem explícita. «Levanta-te pois agora, passa este Jordão» (cap. 1:2); «Não to mandei Eu ?» (cap. 1:9).
2.    A Promessa de posse. «Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé vo-lo tenho dado» (cap. 1:3).
3.    A Promessa da Sua Presença. «Como fui com Moisés, assim serei contigo» (cap. 1.-5).
A Terra Prometida - A história da entrada do povo de Israel na terra de Canaã está cheia de ensino para nós cristãos. É verdade que, num sentido, Canaã é uma figura da Terra Celeste à qual desejamos como sendo a nossa pátria eterna; mas é, em primeiro lugar, uma figura da nossa herança atual em Cristo Jesus, o lugar das nossas bênçãos espirituais, que podemos já gozar pela fé e no poder do Espírito Santo.
É uma terra onde achamos o descanso pleno e perfeito em contraste com as nossas experiências como peregrinos aqui no deserto.

Deuteronômio 6:10-12 10 Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste; 11 e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste; e, quando comeres e te fartares, 12 guarda-te, para que não esqueças o SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.

Facilmente podemos ver em tudo isto uma figura da nossa herança atual com Cristo Jesus. É Cristo que nos pôde dar o verdadeiro descanso, e podemos exclamar: "Nós os que temos crido, entramos no repouso"(Heb. 4:3). E o nosso bendito Deus e Pai nos tem abençoado com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestes em Cristo (Efes. 1:3), e também nos assegura que com Cristo nos dará todas as coisas (Rom. 8:32). Cristo tem prometido a água viva isto é Espírito Santo, a todo aquele que a procura Nele ainda mais Ele tem prometido a vitória constante e contínua contra todo o poder do mundo, da carne e do diabo àquele que aceitar seu domínio pelo poder o Espírito Santo.(Gal 5:16 1Jo 5:5; Tg 4:7)   

Uma vida vitoriosa, cheia do Espirito Santo a de poder, é o propósito de Deus para todo o cristão, e é de fato a experiência de todo àquele que permanece em Cristo (jo 15:7-11).

Isto não significa que o Senhor nos isentará de problemas e tribulações mas ele nos promete a paz. João 16:33
33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo
.


Não nos promete que estejamos livres de tentações e conflitos mas promote-nos a vitória por Ele mesmo.

Continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Você sabe dominar a luxúria?

CLIQUE ABAIXO Combate a luxúria