Sola Fide
por
Rev. Paul Settle
“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei” (Romanos 3:28)
Os Reformadores
descobriram, à partir das Escrituras, que os pecadores são justificados
pela fé somente. Eles descobriram que a fé é mais do que simplesmente
andar de cabeça erguida, esperando que as coisas melhorem (confiança
desconectada de um objeto de confiança), e que ela é mais do que
meramente crer no que uma igreja ou uma autoridade eclesiástica ensina
(confiar numa igreja e aceitar seus dogmas sem confiar em Cristo como
Salvador).
Na Bíblia, a fé
verdadeira e viva é crer na Palavra de Deus e se entregar a Ele em
segura confiança. A fé é a apreensão inteligente da alma da verdade
revelada, a aceitação da verdade como se aplicando a si mesmo e a
resposta para as suas próprias necessidades, a apropriação da verdade
como uma palavra e um convite pessoal de Deus, e uma confiança ativa em
Deus e no Seu Filho. Os Reformadores enfatizaram que a fé não é apenas a
aceitação intelectual de fatos, mas, antes, é a segura confiança no
Cristo vivo. “Confiar em Cristo”, diz Sinclair Ferguson, “...é o cerne
da fé. Fé significa habitar em Cristo (João 15:1-11); ela significa
receber a Cristo (João 1:12) e, portanto, abraçá-Lo em total confiança”.
A fé gira em torno de Cristo e está fundamentada nEle. J. I. Packer
recordar o acróstico da escola dominical que a expressa perfeitamente: F-A-I-T-H [Fé] — “Forsaking All, I Take Him” [Abandonando tudo, eu O seguro].
A confiança ou certeza
da fé brota da consciência de descansar sobre a Palavra de Deus que “não
pode mentir” (Tito 1:2). Deus é digno de confiança; Ele fala a verdade;
nós cremos nEle e confiamos seguramente nEle. “Agora, pois, Senhor
JEOVÁ, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado
a teu servo este bem” (2 Samuel 7:28). A fé começa com as Sagradas
Escrituras que foram escritas por homens inspirados pelo Espírito Santo e
cujas palavras, portanto, constituem a própria Palavra de Deus. “Pelo
que também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de
nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de
homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de Deus, a qual também
opera em vós, os que crestes” (1 Tessalonicenses 2:13).
Nossa experiência de fé
começa com as Escrituras; mas, qual é a origem da fé, de onde ela vem?
Fé é uma graça, um dom de Deus (Efésios 2:8; Filipenses 1:29). Ela
começa (e continua!) como uma obra do Espírito de Deus. Homens caídos
não podem ler e entender a Bíblia sem a Sua assistência miraculosa. Eles
não podem apreender nem confiar na verdade, nem podem aceitá-la e
aplicá-la a si mesmos, ou recebê-la no coração como um convite pessoal
de Deus. Pecadores não podem se voltar para Cristo sem o auxílio
soberano e poderoso de Deus. Somente quando, e não até que, o Espírito
ilumina o coração, um incrédulo pode agarrar as realidades do evangelho,
renunciar seus pecados e sua pecaminosidade e vir a Cristo. Em outras
palavras, uma pessoa deve “nascer de novo” antes que ela possa crer. A
fé, portanto, vem após a regeneração (João
3:3; 1 Coríntios 2:14; João 6:44, 65; 2 Coríntios 4:4-6; João 3:3-8).
Nós estamos mortos; o Espírito imparte o sopro de vida; esta primeira
respiração é a fé.
Os pecadores estão
ligados ou unidos a Cristo pela fé somente. A fé, unindo-nos a Cristo,
faz com que todas as bênçãos espirituais sejam nossas (Efésios 1:3).
Assim, a fé é suficiente — nada mais é necessário ou requerido. A fé é
perfeitamente adequada para salvar, pois ela liga pecadores com um
Salvador perfeitamente adequado. Nós desfrutamos uma salvação perfeita
porque, à vista de Deus, estamos unidos com um Salvador perfeito. Quando
o carcereiro filipense perguntou, “O que devo fazer para ser salvo?”, a
resposta de Paulo disse tudo, “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás
salvo”.
Sola Fide!
(Rev. Paul Settle, um dos fundadores originais da Presbyterian Church in America (PCA), serve como pastor assistente na Park Cities Presbyterian Church (PCA) em Dallas, Texas).
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