Por. Joelson Gomes
Introdução:
Muitas igrejas têm feitos todo
tipo de proibições para com as mulheres nas questões de maquiagem e adornos.
Com o argumento de que as irmãs devem ser simples como as pombas (Mt. 10:16),
estas denominações proíbem e disciplinam qualquer vestígio de enfeites feitos
pelas mulheres.
É comum escutarmos alguns irmãos
falarem “minha igreja tem doutrina, lá mulher não usa maquiagem, brincos,
pulseiras, etc.”. E falam isso com orgulho de pertencer a uma igreja que tem
“doutrina”. O que há nessas afirmações é uma confusão entre as palavras
“doutrina” e “costume”.
As vezes pessoas são disciplinadas
em certas igrejas por usar ou praticar coisas que aquela igreja julga que é
proibido nas Escrituras, quando na verdade é apenas um costume local.
Mas, você pode perguntar: existem
passagens que mostram como os homens e mulheres da Bíblia se vestiam e o que
usavam? Será que é correto hoje usar tudo o que eles usavam? A Bíblia aponta um
padrão para a vestimenta e adornos cristãos? Podem os irmãos e as irmãs se
adornarem ou é isso pecado? E aqueles versículos que estas pessoas citam para
proibir o uso de enfeites o que querem dizer? Neste capitulo vamos estudar
sobre este assunto com detalhes.
I- COSTUME E DOUTRINA.
1.a- Já foi dito aqui que muita
gente faz confusão entre “costume” e “doutrina”, a primeira coisa que devemos
fazer é definir estes termos, pois existe diferença.
· Costumes estão ligados a usos,
a uma prática habitual particular, se baseiam na cultura e na moda vigente
naquele tempo e lugar.
· Doutrina. No Novo Testamento, a
palavra mais usada para doutrina é didachê e significa: ensino, instrução,
tratado. Para uma idéia ser doutrina cristã, é preciso que ela esteja exposta
por todo o texto sagrado, e seja válida para todos os cristãos, ou seja, não é
apenas algo local ou circunstancial, mas universal.
Observe a diferenças entre
doutrina e costume.
Quanto à origem: A doutrina é divina. O
costume em si é humano.
Quanto ao alcance: A doutrina é geral. O
costume em si é local.
Quanto ao tempo: A doutrina é imutável. O
costume em si é temporário
1.b- A doutrina bíblica gera bons
costumes, mas bons costumes não geram doutrina bíblica. Igrejas há que têm um
somatório imenso de bons costumes, mas quase nada de doutrina. Isso é muito
perigoso! Seus membros naufragam com facilidade por não terem a base espiritual
da Palavra de Deus, se confiam nas próprias obras e acham que estão mais perto
de Deus por não fazer ou não usar isso ou aquilo.
II- O QUE É VAIDADE.
2.a- Temos que definir também
esta palavra e observar como ela aparece nas Escrituras Sagradas. É importante
a gente se dar conta de que o termo ‘vaidade’, em português, não significa uma
preocupação com a estética, como as pessoas pensam e usam a palavra dizendo:
“ah, ela é cheia de vaidades!” O termo ‘vaidade’ em português provém do latim vanitas,
o sentido básico desta palavra é: ‘em vão’.
1- Vaidade no Antigo Testamento.
a) No AT temos algumas palavras
sendo usadas para vaidade. A expressão hebel (vaidade) usada no livro do
Eclesiastes 1:2; 2: 11, indica: brevidade e ausência de substância, vazio (Jó
7: 16); coisa vã, que não produz efeito (Jó 9:29); engano (Jr. 16: 19; Zc.
10:2). [1] A The International Standard Bible Encyclopedianos ajuda aqui com
esta palavra e diz que as palavras "vão", "vaidade",
"vaidades" são freqüentes na Bíblia. A idéia destas palavras é quase
que exclusivamente de algo "vazio” e também “falsidade”.
1- A palavra mais traduzida por
"vaidades", ou "vaidade" no AT é hebel, que significa um
"sopro de ar, ou da boca", muitas vezes é aplicada à idolatria (Dt.
32: 21; 1 Rs. 16:13; Sl 31:6; Jr. 8: 19); aos dias do homeme ao próprio homem
(Jó 7:16; Sl. 39: 5,11), e também aos pensamentos do homem (Sl. 94: 11); e a
riqueza e tesouros (Pv. 13:11). No livro do Eclesiastes, onde a palavra ocorre
muitas vezes, é aplicada a tudo: "Vaidade das vaidades, tudo é
vaidade" (Ec. 1:2; 12:8).
2- Awen, que significa também
"sopro", é também traduzida por "vaidade", mas em conexão
com "iniqüidade" (Is. 58:9);
3- Shaw é outra palavra
freqüente, é traduzida por vaidade e tem também a idéia de “falsidade, maldade”
(Êx.20:7, Dt. 5:11; Sl. 31:6).[2]
2- Vaidade no Novo Testamento.
a) A palavra “vaidade” não ocorre
freqüentemente no NT, mas em At. 14:15 temos a palavra gregamataios,[3]
"vazio", traduzida como "vaidades" (de ídolos); encontra-se
também mataiotês, como “transitoriedade” (Rm. 8:20): “A criação ficou sujeita à
vaidade (fragilidade, transitoriedade). É traduzida também como “vazio”,
“loucura” (Ef. 4:17; 2 Pd. 2:18).[4] Observe que nenhuma vez estas palavras
estão sendo aplicadas a questões de se maquiar ou usar certos adereços como
brincos, pulseiras, etc.
III- O QUE OS HOMENS E AS
MULHERES DA BIBLIA USAVAM?
Os homens e as mulheres da Bíblia
se enfeitavam e não era pouco. Eles usavam muitos adornos em várias partes do
corpo. A seguir listamos alguns:
3.a- Os homens usavam:
· Anéis e colares (Gn. 41: 42;
Ex. 35: 22; Et. 8: 2; Dn. 5: 29; Lc. 15: 22);
· Brincos (Ex. 32:2-3);
· Braceletes (Ex. 35: 22; 2Sm.
1:10);
3.b-As mulheres usavam:
Pendente, pulseira (Gn. 24: 22, 47);
Braceletes, colares (Ez. 16: 11);
Brincos, coroa na cabeça (Ez. 16:12);
Anéis no tornozelo (Is. 3 18);
Cadeias para os passos (Is. 3: 20).
3.c- Observe com atenção que as
mulheres e os homens da Bíblia usavam muitos enfeites, não havia a concepção de
pecado para tal prática. Todos podiam usar os seus adornos, se vestir bem e se
enfeitar para o dia a dia. Nas Escrituras isto nunca foi proibido. A relação de
Deus e do povo de Deus com as jóias na Bíblia é muito interessante, preste
atenção nessas passagens a seguir:
· Êx. 3: 21-22- Deus diz que
quando os israelitas saíssem da escravidão no Egito pedissem aos egípcios jóias
e roupas para seus filhos usarem. Isso não aconteceria se os israelitas não
usassem jóias e se Deus fosse contra as mesmas.
· Êx. 35 4-5, 20-22, 30- 36:3-
Veja que os objetos do Santuário que Deus mandou Moisés construir para ser sua
casa de adoração, foram feitos cm as jóias do povo. Se jóias fossem algo
pecaminoso Deus as usaria na Sua casa?
· Nm. 31: 50- aqui encontramos as
jóias do povo sendo usadas como oferta expiatória para Deus. Deus aceitaria
como oferta algo pecaminoso?
· Jó 42: 11- Como presente dos
seus amigos após sua restauração Jó o homem justo e temente a Deus (Jó 1:1),
recebe um monte de anéis. Para que isso se ele não usasse?
· Pv. 1:8-9- O escritor de
provérbios compara o ensino dos PIS que é uma coisa muito boa, com diademas e
colares, ou seja, compara com adornos, enfeites. Isto mostra que para ele os
enfeites eram coisas importantes e boas. E não podemos esquecer que ele
escrevia inspirado pelo Espírito Santo.
· Pv. 25:12- Uma pessoa sábia é
comparada com jóias e brincos de ouro.
· Is. 61:10- Jerusalém é
representada como se fosse uma mulher,que está recebendo as bênçãos de Deus
(3), e estas bênçãos são comparadas com enfeites, com as jóias de uma noiva.
· Ez. 16: 1-14- Este texto é
maravilhoso e esclarecedor. Deus compara Jerusalém com uma mulher, e como se
Ele fosse um esposo que está feliz com sua mulher, lhe dá todo tipo de jóias, e
ainda diz que ela enfeitada está com a gloria dele refletida (14).
· Ap. 21: 1-2- a Nova Jerusalém,
que é um símbolo da Igreja glorificada, é comparada a uma noiva quando se
enfeitava para o casamento.
3.d- Será que se as jóias fossem
algo que Deus abomina e que os cristãos não deveriam usar o Senhor faria as
comparações que acabamos de ler em sua Palavra, e daria e receberia as mesmas
de seu povo? É óbvio que não. Todas estas passagens mostram que nas Escrituras
nada existe de proibições com respeito as jóias, e que o povo da Bíblia as
usava normalmente.
(continua)
fonte: http://gracaplena.blogspot.com.br/2009/12/o-que-biblia-fala-sobre-usos-e-costumes_01.html
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