Não Leia esse artigo! Ele é subversivo e danoso!

Sim meu amigo, não leia o texto, ele é extrememente subversivo e danoso àqueles pastores que desejam suas ovelhas cegas, porque ele abrirá os olhos delas para uma interpretação bíblica coerente.

Muitas são as regras para se interpretar a bíblia hoje em dia, porém, entendemos que há muitos empecilhos para a correta interpretação e exposição das escrituras, podemos citar alguns deles tais como: Distanciamento autoral, não podemos mais perguntar a Paulo ou Pedro o que gostariam realmente de dizer em suas cartas por exemplo.
Distanciamento cultural, é muito comum lermos passagens e não entendermos bem o que significam. ex. o que significa leite e mel mencionado em Canaã? esse distanciamento nos fala de como podemos entender uma cultura tão distante e diferente da nossa, podemos analisar exemplos também Novo Testamento onde em certas passagens Jesus parece até ser "grosso" chamando a mãe de mulher João 2:4  Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora e em outra passagem Ele chama a mulher e seus filhos de cachorrinhos! Mateus 15:26  Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
Facilmente encontramos enxurradas de falsas interpretações ou torções intencionais do texto e daí começa o verdadeiro caos. Alguém ja disse que a bíblia é a mãe de todas as heresias e é verdade quando ela é interpretada de forma incorreta. Conta-se que uma senhora muito piedosa fez da bíblia uma caixinha de promessas! abriu a bíblia no momento de muita angústia e leu Judas saiu e foi enforcar-se, não conformada com aquele texto buscou outro que dizia vai tu e faze o mesmo. Não podemos ler texto fora de contexto porque ele se tornará pretexto para uma heresia. A Bíblia Sagrada  é harmônica e interpreta a si mesma. Vejamos alguns passos simples para uma interpretação eficiente, lembre-se! seja um bereano: Atos 17:11  Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.

1-  Ore e peça a Deus Iluminação para ouvir a voz dele na Bíblia.
2- Não insira nada no texto e sim extraia - Todos conhecemos a história da torre de babel em Gen 11, conta-se que certa vez um rabino queria convencer o povo que a questão mais importante da vida era a preocupação pelos seres humanos. Conforme o rabino os construtores foram impedidos de continuar a torre porque eles colocavam as coisas materiais em primeiro lugar e a medida que a torre subia se alguém caísse lá de cima ninguém se importava. Mas se caísse no caminho de subida eles lamentavam por causa dos tijolos que se perdiam. E por isso Deus confundiu a língua deles ali. A Bíblia não diz nada disso mas o rabino inseriu  uma estória em vez de extrair uma lição do texto. Sabemos que a verdadeira lição do texto é que Deus é mais importante do que qualquer ídolo !
3- Cuidado com o achismo, interprete a bíblia no seu sentido literal e normal. isto é, se Deus quer comunicar-nos Sua Palavra , ele o fará da forma mais óbvia e simples possível, embora exista linguagem figurada, simbolismo e alegoria nas Escrituras, a primeira coisa pela qual procuramos é o significado literal.
4- O princípio histórico- tente recriar o mundo antigo em que o texto foi escrito, até em trechos apocalípiticos como Zacarias, Daniel, Ezequiel, Isaías. O Apocalipse geralmente fica claro quando estudamos o contexto histórico o qual os crentes estavam inseridos. Temos que fazer as perguntas certas ao texto: quem reinava onde? qual era a economia do local? quais eram seus costumes? quais as tensões, problemas e crises da sociedade em questão? quando entendemos tudo isso analisamos corretamente, por exemplo, que era vergonhoso a um nobre dos tempos bíblicos correr na rua, porque a história daquelas terras nos afirma que os orientais ricos andavam a passos lentos. Trazemos um pouco dessa trandição, lembremos das noivas nas entradas das igrejas todos se levatam e ela passa lentamente para que admiremos seu vestido belo! entendemos assim que Jesus quer chocar aquela sociedade com o impacto de suas parábolas! Lc 15:20  E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.

5- Princípio gramatical-  o que diz o texto em termos de gramática? Só assim entendemos que o bom samaritano sentiu muito mais que uma compaixão a palavra é splanchnizomai que significa mexer as vísceras, denota algo muito profundo, uma dor intensa, um frio na barriga, pela miséria daquele outro ser humano caído.

6- Princípio da Síntese- ou seja, ver se a interpretação cabe num todo completo, a bíblia não contraria a ela mesma, afinal ela tem apenas um autor que é o Espírito Santo, portanto, ele não pode discordar de Si mesmo.

7- Princípio prático- o que isso tem haver comigo? Em que posso aproveitá-lo na minha caminhada para o aperfeiçoamento? o que devo fazer?


Exercite, é facil! leia o texto de Mt 12:22-31. E tente aplicar os pontos vistos se não tem uma gramática de grego pode substituir por um comentário e muitas vezes não é necessario aplicar todos os pontos só com alguns o texto já fica claro. Deus os ilumine.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Tipos de sermões que atrapalham o culto

  Tipos de sermões que atrapalham o culto  Robson Moura Marinho  A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999....