A raposa, o funeral e o arado- Parte 01
A raposa
Lc 9:57-62
57 Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores.58 Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.59 A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.60 Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.61 Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.62 Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
Análise dos versos 57-58
Vivemos num mundo de promessas fáceis e superficiais, a todo o momento vemos namorados dizendo eu te amo e sempre viverei com você para daqui a cinco minutos dizerem está tudo acabado entre nós, na sociedade atual os relacionamentos, os compromissos, as amizades parecem estarem fora de moda tornando-se atitudes tão raras quanto água no deserto e não era diferente nos tempos de Jesus.
No texto em foco encontramos um interessante parábola de Jesus no qual, logo de início, uma pessoa se oferece a trabalhar pela causa do evangelho e a seguir Jesus. Meus amigos, quantas pessoas tem levantado as mãos e alegremente têm dito que irão seguir ao Senhor por onde quer que ele vá! Mas, será mesmo assim? Não é apenas uma moda ser crente hoje em dia? Por que existe tanta gente lotando os templos e fazendo tão pouca diferença na sociedade? A resposta de Jesus é clara em todos os tempos, ela nos fala de pessoas que desejam seguir ao Senhor de forma inconstante e descompromissada. Jesus estava dizendo ao possível voluntário que refletisse bem acerca de segui-lo, porque ele pagaria um preço em seguir um líder rejeitado. Essa passagem faz eco com a afirmação de Paulo: 2 Timóteo 3:12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
Será que quando levantamos as mãos e nos convertemos, quer por insistência de um irmão, quer por um apelo emocional, levamos em conta que estamos dizendo seguir um mestre que é Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, mas que nessa terra é rejeitado? Lembre, não somos desse mundo e logicamente como Et´s seremos desprezados pelos verdadeiros habitantes dessa terra. Sei que parece desestimulante mas, a vida na terra é uma poupança de longo prazo, antes do que pensamos teremos nosso Pai dizendo: Mateus 25:23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!