Homer C. Hoeksema
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto
Isaías 37:16-20
O SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os
querubins; tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu
fizeste os céus e a terra.
Inclina, ó SENHOR, o teu ouvido, e ouve; abre, SENHOR, os teus
olhos, e vê; e ouve todas as palavras de Senaqueribe, as quais ele enviou
para afrontar o Deus vivo.
Verdade é, SENHOR, que os reis da Assíria assolaram todas as nações
e suas terras.
E lançaram no fogo os seus deuses; porque deuses não eram, senão
obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.
Agora, pois, ó SENHOR nosso Deus, livra-nos da sua mão; e assim
saberão todos os reinos da terra, que só tu és o SENHOR.
Em muitos lugares e por vários exemplos, a Escritura ensina a verdade
da eficácia das orações do povo de Deus. Talvez a declaração mais clara dessa
verdade seja encontrada em Tiago 5:16: "Confessai as vossas culpas uns aos
outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo
pode muito em seus efeitos." Como prova, Tiago cita o exemplo de Elias nos
dias de Acabe: "Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e,
orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu
sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu
fruto" (vv. 17, 18).
1 E-mail para contato: felipe@monergismo.com. Traduzido em outubro/2008.
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A oração de Ezequias registrada no texto é outro exemplo claro dessa
verdade. Para entender sua oração, devemos colocá-la em seu contexto
histórico e profético.
Isaías 36 a 39 registra eventos que ocorreram durante o reinado de
Ezequias, rei de Judá. Embora a princípio esses quatro capítulos históricos
pareçam ser incongruentes e fora de lugar na profecia de Isaías, se
investigarmos e pensarmos neles, descobriremos que são apropriados, pois
constituem uma transição entre as duas principais divisões da profecia de
Isaías. O tema recorrente da profecia é que embora o poder mundial de fato
ameace Israel, ele nunca aniquilará Israel. Em Isaías 36 até 38 há um
cumprimento inicial e próximo da profecia de Israel, com respeito ao poder
mundial como ele é incorporado em várias nações, especialmente Assíria, no
tempo de Ezequias. Em Isaías 39 o foco muda da Assíria para Babilônia, o
futuro poder mundial. Esse capítulo e história introduzem a segunda divisão
da profecia, que é essencialmente uma palavra de conforto ao povo de Deus
durante o cativeiro babilônico. Esses quatro capítulos, então, formam uma
ponte entre as duas principais divisões do livro de Isaías.
Até onde diz respeito a história, Jerusalém está em apuros. Senaqueribe,
o rei da Assíria, tinha entrado num empreendimento louco mundial,
destruindo e subjugando várias nações. Ele tinha invadido Judá, tomado suas
cidades fortificadas, e estava agora nos portões de Laquis, uma cidade
principal não longe de Jerusalém. De Laquis ele enviou seu emissário
Rabsaqué para ameaçar Jerusalém, blasfemar o nome de Deus, e instar que o
povo rejeitasse a liderança de Ezequias e se entregasse aos assírios.
Contra esse pano de fundo Ezequias ora sua oração eficaz.
As Circunstâncias
O reinado do Rei Ezequias em Judá deve ter sido um alívio feliz para
Isaías. Ele tinha sido comissionado por Deus para trazer uma mensagem de
juízo e condenação durante o reinado de três predecessores de Ezequias.
Sempre tinha havido impiedade e apostasia em Judá, especialmente durante o
reinado de Acaz, e Isaías teve que chegar com ameaças de destruição e
admoestações para se arrependerem e buscarem a Jeová. O ministério de
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Isaías não foi fácil ou agradável durante a maior parte. Mas agora o Ezequias
temente a Deus estava no trono de Deus. Em Judá ainda havia nada mais que
um remanescente, uma minoria, que temia verdadeiramente ao Senhor; mas
nesse tempo o remanescente passou a estar no poder e se assentar no trono,
na pessoa do temente Rei Ezequias.
Mediante o mandamento de Ezequias, os sacerdotes e Levitas se
reuniram em Jerusalém. Eles tinham purificado o templo e por meios de
oferendas tinham novamente consagrado o mesmo ao serviço de Jeová. Após
um longo período de negligência, Judá tinha novamente celebrado a páscoa.
No convite de Judá, mesmo um remanescente dos fiéis das dez tribos tinha se
unido na celebração. Assim, Isaías deve ter pensado que o reinado de
Ezequias seria um pouco tranqüilo para ele.
Mas isso não aconteceu, pois Judá agora enfrenta um terrível
julgamento na forma de Senaqueribe, rei da Assíria, com seu exército
gigantesco e o seu embaixador Rabsaqué. O rei assírio já tinha espalhado caos
entre as nações, conquistando e subjugando-as. As dez tribos de Israel já não
existiam, pois Senaqueribe tinha derrotado-as e levado-as em cativeiro. Ele
tinha invadido Judá e capturado suas cidades fortificadas. O remanescente do
povo tinha corrido para Jerusalém, sua última fortaleza e esperança final.
Antes disso os assírios tinham estado nos portões de Jerusalém.
Rabsaqué tinha chegado com um grande exército e tinha se orgulhado
terrivelmente contra Judá, de acordo com Isaías 36. Ele tinha dito, com efeito:
"Eis que confias no Egito, aquele bordão de cana quebrada, o qual, se alguém
se apoiar nele lhe entrará pela mão, e a furará; assim é Faraó, rei do Egito,
para com todos os que nele confiam. Porém se me disseres: No SENHOR,
nosso Deus, confiamos; porventura não é este aquele cujos altos e altares
Ezequias tirou, e disse a Judá e a Jerusalém: Perante este altar adorareis? Ora,
pois, empenha-te com meu senhor, o rei da Assíria, e dar-te-ei dois mil
cavalos, se tu puderes dar cavaleiros para eles. Como, pois, poderás repelir a
um só capitão dos menores servos do meu senhor, quando confias no Egito,
por causa dos carros e cavaleiros? Agora, pois, subi eu sem o SENHOR
contra esta terra, para destruí-la? O SENHOR mesmo me disse: Sobe contra
esta terra, e destrói-a" (vv. 6-10). Rabsaqué tinha ido admoestar o povo de
Jerusalém para não permitir que Ezequias os enganasse, pois ele nem Jeová
seriam capazes de livrá-los. Ele tinha instado para que rejeitassem o governo
de Ezequias, se revoltassem contra ele, e apostassem no rei da Assíria. Ele
conclui assegurando ao povo de Deus que Jeová não era capaz de livrá-los,
assim como os deuses das outras nações não foram capazes de livrar os seus
adoradores (vv. 14-20).
Agora por uma segunda vez Rabsaqué ameaça Jerusalém. Antes
Rabsaqué tinha partido com seu exército para se reunir novamente a
Senaqueribe, pois eles tinham ouvido que Tiraca, rei da Etiópia, estava vindo
para lutar contra eles. Agora, de Libna, Rabsaqué envia mensageiros a
Ezequias com uma carta ameaçadora e blasfema. O conteúdo da carta é que
Ezequias não deve deixar Jeová (por meio do profeta Isaías) enganá-lo em
fazê-lo pensar que Jerusalém será livrada das mãos da Assíria. Como prova,
Rabsaqué cita suas muitas vitórias sobre as outras nações do mundo. Sua
mensagem é: "Eu sou o poder do mundo. Sou invencível. Jerusalém será
completamente destruída" (Is. 37:8-13).
A essa prova terrível Ezequias reage em fé. Ele vai imediatamente para
a casa do Senhor e estende a carta de Rabsaqué perante o Senhor. Ezequias
quer que o Senhor leia a carta. Ele sabe que em sua própria força não pode
derrotar os assírios, e não há nenhuma escapatória de sua situação
desesperada. Portanto, ele traz o seu problema ao Senhor e derrama o seu
coração em oração.
O Conteúdo
Ezequias ora a Jeová. O nome Jeová ocorre cinco vezes em sua breve
oração, servindo para ressaltar que é enfaticamente a Jeová que Ezequias ora.
Ele é Jeová, o EU SOU O QUE SOU, o que indica que Deus é autosuficiente,
completo e perfeito em si mesmo, e que ele é o Deus eterno, cujos
dias não têm princípio e cujos anos não têm fim. Como o Deus autosuficiente
e eterno, ele é imutável em si mesmo, aquele em quem não há
sombra de variação. Como Jeová, ele é também imutável em sua relação e sua
revelação com o seu povo, de acordo com o ensino de Malaquias 3:6: "Porque
eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois
consumidos."
As verdades implícitas no nome Jeová são o firme fundamento da
oração de Ezequias. Ele não encontra a base para sua oração em si mesmo, no
povo sobre quem ele governa, ou em sua própria força. Ele encontra o
fundamento na fidelidade pactual de Jeová. Ezequias conhece e confessa que,
porque Jeová é o Deus eterno e imutável que não pode negar a si mesmo, ele
não pode negar seu pacto com o seu povo, pois ele é o Deus de Israel (Is.
37:16).
Ezequias o chama de "Jeová2 dos exércitos" (v. 16). Esse nome implica
não somente que Deus é o Senhor de todos os exércitos dos anjos, de Israel,
ou mesmo do poder mundial, mas também que ele é o governador sobre
2 No original hebraico. Algumas versões traduzem o termo yeh-ho-vaw' como SENHOR. (N. do T.)
todos os exércitos do universo. Todos os poderes da criação, todos os
exércitos dos homens, e todas as multidões de anjos estão sujeitas a ele. Ele
somente é o todo-poderoso, que é Deus sobre todos. Senaqueribe pode se
exaltar e Rabsaqué pode blasfemar contra Jeová, alegando que ele é apenas um
deus entre muitos deuses e que é incapaz de livrar Judá das mãos da Assíria.
Mas Ezequias conhece a verdade. Ele sabe que seu Deus é Jeová dos
exércitos, que é o único Senhor soberano e todo-poderoso.
Ezequias também reconhece Jeová como o criador dos céus e da terra
(v. 16). Os querubins são anjos que guardam a santidade de Deus. Ezequias
refere-se às representações desses anjos no lugar santíssimo do templo. Como
símbolos da santidade de Deus, eles guardam o propiciatório, onde Deus vem
para habitar com o seu povo. Jeová que habita entre os querubins, portanto, é
o Deus santo a quem ninguém pode se aproximar. Todavia, Jeová se agrada
em se chegar a pecadores e habitar com o seu povo. Sua habitação entre os
querubins revela-o não somente como o Deus santo, mas também como o
Deus do pacto.
Esse Jeová – o Deus soberano, todo-poderoso, santo, imutavelmente
fiel – é Jeová que em sua misericórdia perdoadora habita com o seu povo.
Esse Jeová é o objeto de adoração na oração do justo. E a esse Jeová Ezequias
ora.
O rei abre a carta perversa dos assírios e apresenta a questão diante do
Senhor no templo. Ele implora que Jeová dê atenção à situação: "Inclina, ó
SENHOR, o teu ouvido, e ouve; abre, SENHOR, os teus olhos, e vê; e ouve
todas as palavras de Senaqueribe, as quais ele enviou para afrontar o Deus
vivo" (v. 17).
Ezequias caracteriza a carta dos assírios corretamente: uma afronta ao
Deus vivo. Todavia, Ezequias deve admitir que os assírios falam a verdade:
eles "assolaram todas as nações e suas terras. E lançaram no fogo os seus
deuses." Ezequias continua: "Porque deuses não eram, senão obra de mãos de
homens, madeira e pedra; por isso os destruíram" (vv. 18,19).
Ezequias implica duas verdades. O grande poder dos assírios não é dos
homens, mas de Deus. Os assírios foram capazes de destruir as outras nações
não por sua própria força, mas apenas como instrumentos nas mãos de Jeová.
Além disso, eles foram capazes de destruir os deuses dessas nações porque os
mesmos não eram deuses de forma alguma, mas apenas a obra de mãos de
homens. Ezequias está confessando que Jeová somente é Deus; o Senhor dos
exércitos somente tem todo poder.
A Jeová o rei traz o seu pedido: "Agora, pois, ó SENHOR nosso Deus,
livra-nos da sua mão" (v. 20). Esse simples pedido não denuncia nenhuma
expectativa no homem ou no poder do homem, mas apela somente a Jeová, o
Deus do seu povo. Com efeito, Ezequias diz ao Senhor: "O rei da Assíria é
forte. Estamos privados de ajuda, e não temos a força para resisti-lo. Seremos
certamente derrotados. Livra-nos, ó Senhor! Não podemos ver como e por
quais meios, mas olhamos somente para ti, pois tu és Jeová, Senhor dos
exércitos. Lembra-te do teu pacto, da tua causa e confirma o teu nome, pois o
inimigo te afrontou, o Deus vivo. Portanto, ó Deus, livra-nos da sua mão!"
O Propósito
Quando Ezequias faz essa oração, ele não está preocupado meramente
com sua libertação da perplexidade na qual se encontra. Tal é a preocupação
dos ímpios. Eles, também, podem entrar em situações das quais não vêem
saída, e em sua necessidade podem clamar a Deus. Algumas vezes essas são
chamadas de "orações de apuro". Tais orações, nascidas do desespero, focamse
no eu e no interesse próprio: Deus deve servir àqueles que oram e arrancálos
de sua situação difícil. Se forem libertos, eles não mais se preocuparão com
Deus. Visto que Deus os serviu e atendeu aos seus requerimentos, eles não
mais precisam dele. Essas não são orações de forma alguma, e certamente
Deus está longe das tais.
Mas a oração de Ezequias é diferente. Sem dúvida ele orou por
libertação, para si e o seu povo. O conteúdo de sua oração é sua grande
necessidade, e ele faz petições a Jeová com respeito a ela. Todavia, sua
necessidade não é o seu propósito primário e principal, mas ele está
preocupado principalmente com Jeová, o nome de Jeová e a salvação de
Jeová. O interesse mais profundo de Ezequias é que o nome de Jeová seja
confirmado e louvado. Sem dúvida, por causa do ataque dos pagãos, Ezequias
está atribulado e receoso de sua libertação e segurança, mas sua preocupação
primária é que o nome de Jeová está sendo afrontado pelos pagãos. Eles
tinham colocado o nome de Jeová em pé de igualdade com os nomes de
todos os deuses pagãos. Eles tinham apresentado a Jeová como enganando o
seu povo, ao dar-lhes uma falsa esperança de libertação. Senaqueribe exaltou a
si mesmo e o seu poder acima de Jeová e do seu poder soberano. De fato, os
pagãos tinham jogado o nome de Jeová na lama.
Ezequias está preocupado com o nome de Jeová, e o louva em sua
adoração. Somente Jeová é Deus! Ele somente é o todo-poderoso, o Deus fiel
do pacto, cujo nome deve ser louvado também nessa história. A opressão dos
assírios e o medo de Ezequias são os fundamentos de sua petição: "Agora,
pois, ó SENHOR nosso Deus, livra-nos!" Isto é, "todos os ídolos pagãos não
foram capazes de livrar as nações que serviam a eles, mas tu és Jeová nosso
Deus. Todas as circunstâncias presentes foram designadas para tu mostrar o
teu poder e a tua glória. Salva-nos!"
O propósito último é que "todos os reinos da terra possam saber que
só tu és o SENHOR" (v. 20). Ezequias ora para que o nome de Deus possa
ser glorificado em toda a terra por meio da libertação do seu povo, de forma
que todas as nações possam saber e confessar que Jeová somente é Deus.
A oração de Ezequias vale muito. Deus ouve sua oração e concede o
seu pedido. Ele envia o anjo de Jeová ao campo dos assírios para matar
oitenta e cinco mil deles numa única noite. Mediante essa libertação
maravilhosa os assírios foram dizimados. Senaqueribe volta a Nínive, e
Jerusalém é salva (vv. 36,37).
Deus está longe da oração do ímpio, mas a oração eficaz e fervorosa do
justo vale muito!
Fonte: Redeemed with Judgment: Sermons on Isaiah, vol. 1,
Homer C. Hoeksema, p. 420-426.
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