Um pouco de Exegese Romanos 15.15-21




Rev. José Clóvis Falcão

VISÃO MISSIONÁRIA EM ROMANOS ( 15.15-21)
Paulo está concluindo sua epístola aos cristãos em Roma e não poderia deixar de ensinar acerca de sua visão missionária. Destaquemos alguns aspectos:

I) A CAUSA PRIMEIRA:  A GRAÇA OUTORGADA, v. 15 b " por causa da graça que me foi outorgada por Deus."
Graça - charis, graciosidade, atratividade, Cl.4.6; favor, ajuda graciosa, boa vontade Rm.3.24; 4.4; 5.20 s; 11.5 s.
Outorgada - dotheisan, particípio do 1o. aoristo passivo. Duas observações: a) ação pontilear, definida de Deus; b) passiva, não implicou no esforço paulino: a graça não se fundamneta no mérito humano, do contrário deixa de ser graça para ser recompensa, ver também I Tm.1.12-15.

II) FINALIDADE DA GRAÇA: O SERVIÇO, v.16 ministro de Cristo entre os gentios.
Eis ton einai, infinitivo final, aponta um alvo. Leitougos - servo, ministro com referência especial à responsabilidade perante Deus, Rom.13.6; 15.16. Examine Ez.3.17-19. Leitourgos (2-5) ministro, alguém que perfaz um serviço público, particularmente um serviço religioso. "Em Rom.15.16, Paulo descreve a sua graciosa chamada "para que eu seja ministro (leitourgon) de Cristo Jesus entre os gentios, no sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus, hierourgounta to euanguelion tou Theou, de modo que a oferta dos gentios seja aceitável, uma vez santificada pelo Espírito Santo" O contexto sugere que a própria epístola aos Romanos é um resumo deste ministério sacerdotal (cf.Rom.15.15).À luz de Rom.15.8,9,13 Robinson escreve "Romanos não é somente uma exposição do evangelho da esperança como, ao mesmo tempo, a apologia de Paulo em prol do seu "sacerdócio" naquele evangelho" DITNT.
Hierourgounta - particípio do presente, (1-1) servir como sacerdote, executar uma função sagrada, especialmente sacrificar (Chave Linguística).

III) O PROPÓSITO DO SERVIÇO: OBEDIÊNCIA, v.18 para conduzir os gentios à obediência
Hupakoe- obediência Rom.1.5; 6.16; 16.19,26. O verbo é hupo+akouo ( sob+ouvir ) Dá a idéia de que há rebeldia entre os gentios e Paulo objetiva pregar-lhes o evangelho que produz obediência, mudança de vida para sujeição, submissão a Cristo.
Tenho divulgado, v.19 peplerokenai, infinitivo perffeito, encher, cumprir, preencher. Preencher o espaço vazio na pregação do evangelho, onde outros ainda não tenham pregado.
"e circunvizinhanças" kyklo, (1-8) em um círculo, ao redor. A ideia da palavra é um círculo completo, e Paulo descreve o território já evangelizado na Palestina, Síria, Ásia Menor e Grécia como estando desntro de umcírculo de nações ao redor do Mar Mediterrâneo.(Ch.Ling.)
Que o Deus continue a usá-lo na expansão de Seu Reino.
                                                              jc de JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Tipos de sermões que atrapalham o culto

  Tipos de sermões que atrapalham o culto  Robson Moura Marinho  A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999....