Família e o Reino de Deus


Aula 02
Família e Reino.
Gn 15:1-11
Quais são os fatores de enfraquecimento da família nos dias atuais?
Frouxidão moral – fraco, que não tem força, indeciso, vacilante. Bons costumes, preceitos estabelecidos desde tempos antigos, etc.
Valorização mais das coisas do que das pessoas, relacionamentos líquidos. Em suas obras, Bauman cunha o termo “modernidade líquida” para tratar da fluidez das relações em nosso mundo contemporâneo.  Interesses individuais cada vez mais se sobrepõe ao coletivo. Isso leva dentre outras coisas a agendas pós modernas, aborto, homossexualismo, pornografias, etc.
I-                    Família e os símbolos do Reino
Deus é um Deus de famílias. A salvação é individual mas ele sempre nos mostrou que deseja tratar com a família como um todo. Gn 17:1-8 js 24:15. Ele deseja que todos os seus membros estejam debaixo do guarda-chuva da mesma aliança.
Tudo que era dos Pais pela fé era consagrado inclusive os filhos por isso eram circuncidados ao oitavo dia de vida. Na nova aliança cessou esse costume. Colossenses 2:11  Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, Colossenses 2:17  porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. Páscoa no antigo testamento também era servida e comida em família no novo testamento temos a ceia do SENHOR que deve ter discernimento para participar.
II-                  Família e as leis do Reino.
Como toda aliança, o pacto com Deus tem suas condicionais. Quem estabeleceu as condições foi o próprio Deus.
Aliança com Adão – pacto de obediência, Pacto com a lei mosaica estabelecia o cumprimento de toda a LEI Dt 28:1.  Ninguém foi capaz de cumprir todas as condições da aliança Rm 3:8-10.
Diante disso Deus instituiu um sistema de sacrifícios para algumas finalidades básicas:
1-      Para que o homem seja aceito perante o SENHOR Lv 1:3. Para que se observasse que o sacrífico sangrento era a encenação do que o pecado traria como recompensa pela afronta ao ser Divino. Para que trouxesse pesar e arrependimento.
2-      Apontava que o próprio Deus iria providenciar um substituto para que morresse em nosso lugar Romanos 5:8  Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:19 Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.
3-      O que se exige hoje Hebreus 12:14  Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, Romanos 8:13  Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.
A paz do crente consiste em se esforçar para obedecer a Deus sem ter medo de ser condenado por não fazê-lo de modo perfeito. Tudo isso deve nos motivar a sermos filhos melhores, maridos amorosos, esposas dedicadas etc, Mateus 5:16  Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

III-                A família e a entrada no Reino
Por fim, a entrada da família no Reino de Deus se dará obviamente pela Graça. Gl 2:16  sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado. Rm 3:20. Muitas pessoas tem dificuldade de assimilar a graça : a) orgulho Rm 3:26-28 jactância-alta opinião sobre si, superioridade moral, intelectual, social, etc. b) lei da retribuição. Achamos que quando fazemos algo de ruim devemos ser punidos mas quando fazemos algo de bom devemos ser igualmente recompensados e homenageados.
Conclusão – que possamos entender e fortalecer a família da aliança olhando com graça e misericórdia uns para com os outros, tomando consciência de nosso papel como luz, buscando a santificação para o futuro encontro com o SENHOR.


Casamento, o que é isso?


Aula 01
Casamento o que é isso?
Gn 2:18-25
O que é casamento? Qual sua origem? Quais suas implicações? Qual sua força? Diante de um tema tao maltratado nos nosso dias gostaríamos de aborda-lo diante de uma perspectiva bíblica.

I-                    UMA ALIANÇA ESPIRITUAL

a-       Ideia divina. Deus estava preocupado com a solidão masculina e afirma que não era bom que o homem estivesse sozinho. E criou uma auxiliadora idônea(perfeitamente adequada) Gn 2:18.
b-      Orientação divina. Na bíblia se encontra como deve ser o real projeto de casamento. Casamento para ser saudável deve ter Cristo como coluna central. Além disso o amor e o respeito são ingredientes necessários para que se desenvolva a união do casal. Ainda deve-se notar que a nova família deve deixar a influência da antiga e se unir a sua mulher formando uma nova família. Ef 5:25;28 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 28  Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Efésios 5:33  Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido. Gênesis 2:24  Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
Mateus 19:5  e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? Mateus 19:6  De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

II-                  UMA ALIANÇA SOCIAL

a-       O casamento é a célula mater da sociedade e de acordo com artigo 226 da constituição federal tem especial proteção do Estado.

III-                 UMA ALIANÇA SEXUAL

a-       Uma aliança entre macho e fêmea deve ser heterossexual de acordo com padrões divinos, sexo entre iguais é visto como abominação.
Romanos 1:27  semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.
Levítico 18:22  Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação.Levítico 20:13  Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles.

O QUE É UM QUIASMA? INTERPRETAÇÃO BÍBLICA



Por Joelson Gomes
Do Seminário Teo. Evan. Congregacional em João Pessoa/PB

  

Bruce Waltke disse certa vez que para entender a Bíblia deve se entender primeiro como ela funciona, e isso é uma grande verdade. Quando não se entende como a Bíblia funciona fica-se num nível de conhecimento superficial, pois existem vários níveis de conhecimento. E um fator muito importante para entender as Escrituras é conhecer o que é um quiasmo, pois a Bíblia está cheia deles.
 Quiasmo ou Quiasma (em grego: χιάζω, chiátsō, "formar como a letra Χ") é uma figura de linguagem ou uma figura de música em que elementos são dispostos de forma cruzada. O nome se deriva da letra grega X (Chi), e é em latim chiasmus, como ainda hoje no inglês, alemão e outras línguas, e sofreu uma alteração no português por causa da pronúncia do italiano, que pronuncia o ch como k. É uma figura de estilo que envolve a repetição, na ordem inversa e ao redor de um ponto central, de alguns elementos de uma sentença. Para entender o que o autor quer passar com a passagem deve-se entender onde está o centro do quiasmo. Observe estes exemplos do Antigo Testamento:
      1-    Isaias 6.10:

                        A- "Torna insensível o coração deste povo,

                           B- endurece-lhe os ouvidos

                                   C- e fecha-lhe os olhos,

                                   C1- para que não venha ele a ver com os olhos,

                        B1- a ouvir com os ouvidos

                     A1- e a entender com o coração, e se converta e seja salvo."


  
Veja que o centro da mensagem está na letra C, o que vem antes ou depois apontam para esta realidade: ”e fecha-lhes os olhos”. E note como A combina com A1, B com B1, e C com C1.




        2-    Amós 5.4b-6:



            A. Buscai-me e vivei;

                 B. Porém não busqueis a Betel

                    C. nem venhais a Gilgal

                      D. nem passeis a Berseba;

                   C. porque Gilgal certamente será levada cativa,

                B. e Betel será desfeita em nada.

           A. Buscai ao Senhor e vivei.



Veja agora um exemplo mais simples no Novo Testamento em Marcos 2.27:


              a.O sábado foi estabelecido

                  b.por causa do Homem

                  b1.e não o homem

            a1.por causa do sábado


  

As vezes o quiasmo é formado por capítulos inteiros ou blocos de capítulos. Observe este quiasmo em alguns capítulos do Êxodo:

             a.24,15b-18: a nuvem sobre o Sinai

                    b.25,1-31,11: normas para construir o santuário

                     c.31,12-17: normas relativas ao sábado

                        d.31,18-34,35: ruptura e renovação da aliança

                    c.35,1-3: normas relativas ao sábado

                  b.35,4-40-33: construção do santuário

             a.40,34-38: a nuvem sobre a Morada


Assim, pode-se achar quiasmos em toda a Bíblia, o leitor interprete deve estar atento aos mesmos para entender o funcionamento de cada passagem, e os professores de exegese dos seminários devem estar atentos a isso para mostrar aos seus alunos.

Instagram

Tipos de sermões que atrapalham o culto

  Tipos de sermões que atrapalham o culto  Robson Moura Marinho  A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999....