Enchei-vos do Espírito Santo!

A PLENITUDE DO ESPíRITO SANTO

A Plenitude do Espírito Santo é a vida idealizada por Deus para todos os crentes, ela é o segredo do sucesso espiritual e a garantia da vida de santidade. Deus sempre quis um relacionamento íntimo com o homem e o fez a sua imagem e semelhança esse relacionamento, primeiramente idealizado, se quebrou devido ao pecado.
Jesus Cristo veio restaurar essa união do homem com Deus, mas de uma forma muito mais elevada pois o próprio Espírito Santo passa a morar dentro do homem definitivamente. Agora o homem desfruta de um benefício nunca antes imaginado, a plenitude do Espírito Santo nos torna pessoas verdadeiramente diferentes.
Muitas vezes, as pessoas têm confundido o Batismo do Espírito Santo com a Plenitude do Espírito Santo. Devemos entender que o batismo é uma obra única realizada na vida do crente no momento da conversão e a plenitude não. No batismo Jesus vem ao nosso encontro e nos faz nascer de novo, Na plenitude nós vamos ao encontro de Deus e buscamos ser enchidos por ele. Esse processo de "enchimento" pode ser realizado inúmeras vezes na vida do cristão.
No dia de pentecoste os discípulos foram batizados e cheios do Espírito Santo. O batismo nunca mais se repetiu, mas a plenitude sim. Em atos 4 é registrado a primeira perseguição da Igreja de Jesus. Os sacerdotes prenderam os apóstolos (At 4:1-3) e lhes fizeram ameaças (At 4:21). Quando foram soltos, os crentes se reuniram e clamaram pela soberania divina (At 4:29-30) e o que aconteceu? Verso 31 nos diz: Atos 4:31 31 E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
Eles já haviam sido batizados e agora foram cheios, foram plenos do poder do Espírito Santo para testemunhar e em efésios 5:18 Paulo nos adverte:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
O verbo está no imperativo, é uma ordem que todos os crentes se encham do Espírito Santo. O verbo está no plural, portanto, não existe uma classe especial de crentes mas todos podem e devem ser Cheios.
Uma idéia muito interessante é a da caixa d'água. Uma reservatório pode conter água mas não estar cheio e pode ter muita água ao ponto de transbordar! E também esse mesmo reservatório pode conter furos que deixam vazar a tão preciosa água. (1 Tessalonicenses 5:19
19 Não apagueis o Espírito.)
O que devemos fazer para ter sempre dessa água?
Essa também foi a pergunta da mulher samaritana. João 4:13-15
13 Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; 14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. 15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.

Ela não discernia as coisas espirituais e achava que Jesus estava falando de uma água física. Mas sabemos que Jesus se referia a plenitude do Espírito Santo, a comunhão plena e restaurada da criatura com o criador.
Precisamos, antes de mais nada, termos sede para bebermos dessa água e ir buscar na fonte. Muitas vezes não temos sede e sabe que o acontece? Adoecemos, viramos terras secas. Lembremos de terras do sertão nordestino. Como elas se apresentam? Feias, rachadas, cheias de espinheiros, sufocantes, sem vida, assim é a história do crente que não tem a plenitude do Espírito Santo.
Apocalipse 22:17
17 O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida. Mas é preciso ir!
Tem sede meu amado irmão então vá e beba! E se não tiver peça para ter! João 4:10
0 Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva
.
E por que devemos ser cheios do Espírito Santo?
Além da bênção que é ter uma vida íntima com o Senhor Jesus, devemos buscar o enchimento do Espírito para:
1-serviço. Devemos ser cheios para servir e não para sermos orgulhosos ou nos acharmos uma classe de super crentes! O poder é para servir e não ser servido! Atos 1:8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
o que diz mesmo esse verso? Receber poder para que? Para sermos super crentes? Para sermos vasos especiais? Ah sim! recebemos o poder para testemunhar de Cristo!
2- Maturidade. A Bíblia usa a metáfora para conversão do novo nascimento. E realmente somos assim. Nascemos no mundo espiritual e devemos crescer só que alguns preferem ser crianças espirituais a vida toda. É só notarmos as atitudes de uma criança e comparar com a Igreja dos dias atuais. Como age uma criança? Birras, ciuminhos, etc. e o pior não temos o lado bom das crianças que é brigar e perdoar facilmente, somos crianças na versão piorada. É por isso vemos o verdadeiro jardim da infância nas igrejas. Birras e briguinhas das mais tolas e se constroem verdadeiros muros teológicos, mas, no fundo são todos crianças na fé. Quando temos uma criança que não cresce fisicamente ficamos logo preocupados e talvez até precisemos fazer um tratamento a base de hormônios para que ela cresça. E na vida espiritual deveríamos usar o mesmo principio criança que não cresce inspira cuidados! Deveríamos ficar preocupados com os crentes que não crescem e como nós mesmo quando não crescemos. Deveríamos tomar o remedinho crescimento tanto físico quanto mental! É simples: confessar os pecados, orar clamando a plenitude, estudo sério e diligente da Palavra= Vida Cheia do Espírito e Crescimento mais e mais saudável até que alcancemos a estatura do varão perfeito! Efésios 4:13 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Lembremos que sem a plenitude do Espírito nunca chegaremos a entender perfeitamente a Cruz, nem a graça e muito menos chegaremos a estatura do varão perfeito que é Cristo. Nunca atingiremos a altura de um adulto se formos crianças na fé Paulo também chamou esse tipo de "carnais"
1 Coríntios 3:1-7 1 Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. 2 Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. 3 Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? 4 Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? 5 Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. 6 Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. 7 De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
Assim, desejamos encerrar esse breve estudo suplicando a Deus que desejemos mais e mais sermos cheios do espírito santo muitas vezes e passemos a crescer fortes e saudáveis para a gloria de Cristo.
Senhor nos ilumine
Amém.

4 comentários:

  1. Amado René, obrigado por esse estudo, que é muito importante. Que o Senhor continue te usando e te enchendo do Seu Espírito. Vamos, meu irmão, continuar buscando do Senhor a plenitude do Espírito para sermos ainda mais servos. Um grande abraço,
    Kayo Henrique - SDJCRR

    ResponderExcluir
  2. Sem. René Montarroyos1 de junho de 2009 às 13:54

    irmão Kayo nós estamos muito gratos com suas palavras! Agradecemos a Deus termos sido úteis em sua vida! nos ajude divulgando nosso trabalho e abençoando mais vidas. este projeto não é para nossa glória e sim para glória do Deus Altíssimo e expansão do seu Reino na terra.
    Amém.
    Sem. René Montarroyos :-D

    ResponderExcluir
  3. precisamos sim ser cheios do espírito santo para vencermos estes dias trabalhosos. Ev. de João cap. 15- v.5 Eu sou a videira e vos as varas, quem esta em mim e eu nele este dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer.

    ResponderExcluir
  4. Equipe Plugados com Deus17 de março de 2010 às 11:29

    :-D concordamos plenamente

    ResponderExcluir

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Você sabe dominar a luxúria?

CLIQUE ABAIXO Combate a luxúria