TULIP


João Calvino foi um dos grandes reformadores da idade média e nesse periodo formulou uma série de argumentos com base na bíblia que resultou anos mais tarde em uma sistematização chamada os cinco pontos do calvinismo, refutando os discipulos de Armínio.
Esses cinco pontos ganharam o acróstico de TULIP.
Total Depravation - Depravação total do homem
Unconditional Election - Eleição Incondicional
Limited Expiation - Expiação Limitada
Irrestive Grace - Grace Irresistível
Perseverating of saints - Perseveraça dos Santos
Essa doutrina tão pouco conhecida e deveras atacada é que gostaríamos de destacar. Apesar de ser acusado de herege, Calvino nunca disse nada que a bíblia não dissesse e para provar isso vamos analisar esses cinco pontos com base no livro de Gênesis Seguindo a linha de Raciocínio do Rev. Moisés Bezerril em um dos seus artigo para a revista reformada os puritanos. hoje nos deteremos no primeiro ponto do calvinismo.

Depravação Total do Homem

Gen 3 todo o capítulo.

Deus Criou tudo muito bom e na sua criação ele também fez Adão de Eva, como a coroa dessa crianção, a parte mais importante desse projeto divino. Porém Deus propôs um teste e nesse teste o homem falhou entrando assim o pecado no mundo e passando a ser um morto em delitos e pecados.
Gostaríamos de destacar algumas coisas importantes para nossa vida nessa doutrina daí passamos a entender o porquê de nossos atos.
1-      O homem não tem habilidade com o pecado  Vemos isso de forma muito clara no capítulo 03 de Gênesis. Qual a primeira coisa que o homem fez depois de haver cometido o pecado da desobediência a Deus? Primeiro ele viu que estava nu e precisava se esconder e em segundo lugar ele fez roupas para si, nesse caso de figueiras.  Cá entre nós roupa de folhas? Veja o que o homem fez para se cobrir? Isso nos fala da inabilidade com o pecado por parte do homem! Simplesmente todos sabemos que folha não cobre nada e na primeira passada iríamos ficar com as “vergonhas” de fora novamente não? O homem depois de morto e totalmente depravado e caído não tem essa capacidade de vestir ou de esconder de forma satisfatória seu mal.
            O que nos fala isso hoje? Eis o motivo meus caros amigos pelo qual não devemos ir a determinados lugares, se sou um alcoólatra irei para um bar e tomar somente uma cerveja? Por certo que não, isso é uma doença que não vou conseguir controlar e logo estarei bêbado com muitas cervejas na mão. Você consegue perceber isto? Se sou um homem Crente o que estarei fazendo em uma boate? Em um bar? Em um bordel? Uma mulher de Deus o que esta fazendo em um show de Strip? Pense comigo será que Jesus entraria nesses lugares? Meus amados, nós não temos habilidade com o pecado e logo logo, iríamos sucumbir a ele. Um caroço de manga é uma mangueira? Claro que não você me responderia! Mas digo uma coisa a vocês o caroço de manga tem dentro de si todas as condições de se tornar uma mangueira! Ele tem o código genético da mangueira dentro de si, basta apenas que possua condições favoráveis para isso.
Assim, uma pessoa mesmo depois de alcançada e lavada por Cristo  não pode dar vez ao diabo porque dentro dela a semente do mal pode encontrar água e terreno fértil desenvolvendo-se assim a arvore cheia de lixo dentro dos nossos corações. Saiba apenas isso você não tem habilidade com o pecado não brinque com ele ou ele te destruirá.
2-      A relação com Deus é cortada devido essa escolha errada do homem. porém, Deus é tão maravilhoso que ELE mesmo provê a salvação para esse homem agora morto para as coisas espirituais, logo no verso do terceiro capítulo lemos que a salvação virá do filho da mulher que seria o esmagador da cabeça dessa serpente que significava Satanás. Precisamos sempre olhar o Antigo Testamento à luz do Novo Testamento tudo fica mais claro estudando as escrituras dessa forma. Entendemos por exemplo que o homem morto precisava de vida e só através do sangue ele teria vida aí está o motivo pelo qual se sacrificava um animal e o primeiro animal a ser sacrificado foi pelas mãos do próprio Deus que matou um animal e cobriu o homem com sua pela ou seja uma vida foi tirada para dar vida. Lembremos de Moisés séculos mais tarde aspergindo sangue em cima da congregação. O que desejo que os irmãos saibam é isso: debaixo do Sangue há vida.
Continua na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Você sabe dominar a luxúria?

CLIQUE ABAIXO Combate a luxúria