Sobre figueiras e aproveitadores


Lc 13:6-9 6 Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. 7 Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra?8 Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume.9Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la.
uma figueira centenaria

Parábola pequena apenas 3 versículos mas de uma profundidade impressionante. Elaborada pelo Senhor para acusar algo que já acontecia no passado e hoje acontece de forma muito mais latente. Passemos a explanação da parábola.
Esta comparação fala de algo que não era incomum em Israel, eram plantadas normalmente  figueiras junto de vinhas, vemos essa figura de linguagem em Joel 1:7 e outra vez em Joel 1:12. Em Isaias 5:1-7 temos a clássica parábola da vinha. O dono da vinha é o Senhor e vinha é o povo, a casa de Israel.
A parábola de Jesus se concentra em uma planta na vinha, que é uma figueira e não uma videira. Esta escolha pode ter sido feita para chamar atenção porque na palestina a figueira dá seu fruto dez meses por ano e essa aí a três anos não dava nada. Em Oséias 9:16 a falta de frutos está relacionada ao dias idólatras que o profeta vivia.
imaginem aquela figuera enorme sugando nutrientes desse solo.

Mais uma vez Jesus usa uma terapia de choque contra os fariseus porque eles entenderam claramente quem eram representados nessa história. Vemos que o dono da vinha está interessado em sua frutificação e não em sua destruição como o foi em Isaias, ele faz sérias perguntas a respeito de uma árvore em particular, a figueira. Ela é infrutífera e por isso está sugando as forças da vinha. Se ali continuar o proprietário tomará atitudes para preservar a saúde da sua vinha! A parábola começa com um plantio e termina com a ameaça de arrancar o que foi plantado.
O verbo cortar é melhor traduzido como arrancar. Um Judeu quando corta uma planta ele não a corta como os ocidentais ele literalmente arranca pela raiz,aqui se apresenta um quadro vivo de uma eliminação radical de algo ruim no meio da vinha. A figueira além de não produzir fruto ficava ali ocupando espaço e tornando o solo impróprio para a vinha. Vejamos mais a frente que o vinhateiro age. Cava ao redor oferece estrume para que ela possa reagir, se não houver reação o juízo vindouro é certo.
Creio que já tenham entendido a que Jesus estava se referindo: ele referia-se  ao seu povo, seu rebanho que estava sofrendo, estava sendo sugado e explorado por pastores maus que não produziam fruto e ainda deveriam a frase muito repetida hoje. Ovelha é quem produz ovelha não vou trabalhar nisso! E fica ocupando espaço, tempo e dinheiro das igrejas sem produzir nada. O interessante é que são tão desonestos que dizem que a figueira é o povo que é o povo que deve produzir bons frutos e a videira eles não explicam quem são. O povo muitas vezes ignorante não percebe o engodo que ferem os princípios mais básicos da hermenêutica e se angustiam cada vez mais diante desses lobos.
Quando os líderes espirituais são infrutíferos, não apenas falham na sua missão de obedecer ao dono da vinha que é o Senhor, mas também esterilizam, embaçam, atrapalham, a vida da comunidade que está ao seu redor. Deus tem muito cuidado por sua comunidade e não tolerará indefinidamente essa situação. Misericórdia é oferecida a essa liderança infrutífera para que ela se converta. Deus age para renovar e perdoar. Esses atos estão além dos líderes que não conseguem se renovar a si próprios. A oferta de misericórdia dada por Deus precisa suscitar alguma reação interior de mudança; se assim não for, não acontecerá a renovação e o juízo chegará e aquela figueira será arrancada do meio da comunidade pelas suas raízes.
Assim, roguemos a Deus perdão e graça aos nossos líderes para que não continuem a esterilizar seu povo santo e caro. Fomos comprados a preço de Sangue pensem nisso.
Amém.
Adicionar artigo ao blinklist Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar artigo ao Del.icio.us Adicionar artigo ao Digg! Adicionar artigo ao DiHitt Adicionar artigo ao Eu Curti Adicionar artigo ao Furl Adicionar esta noticia no Linkk Adicionar artigo ao Rec6 Adicionar artigo ao reddit Adicionar artigo ao Slashdot Adicionar site ao Stumble Adicionar aos Favoritos Technorati Sabedorize esta notícia no WebSapiens

Quer ter estes botões no seu site? Acesse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Tipos de sermões que atrapalham o culto

  Tipos de sermões que atrapalham o culto  Robson Moura Marinho  A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999....