Lc 13:6-9 6 Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. 7 Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra?8 Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume.9Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la.
uma figueira centenaria
Parábola pequena apenas 3 versículos mas de uma profundidade impressionante. Elaborada pelo Senhor para acusar algo que já acontecia no passado e hoje acontece de forma muito mais latente. Passemos a explanação da parábola.
Esta comparação fala de algo que não era incomum em Israel, eram plantadas normalmente figueiras junto de vinhas, vemos essa figura de linguagem em Joel 1:7 e outra vez em Joel 1:12. Em Isaias 5:1-7 temos a clássica parábola da vinha. O dono da vinha é o Senhor e vinha é o povo, a casa de Israel.
A parábola de Jesus se concentra em uma planta na vinha, que é uma figueira e não uma videira. Esta escolha pode ter sido feita para chamar atenção porque na palestina a figueira dá seu fruto dez meses por ano e essa aí a três anos não dava nada. Em Oséias 9:16 a falta de frutos está relacionada ao dias idólatras que o profeta vivia.
Mais uma vez Jesus usa uma terapia de choque contra os fariseus porque eles entenderam claramente quem eram representados nessa história. Vemos que o dono da vinha está interessado em sua frutificação e não em sua destruição como o foi em Isaias, ele faz sérias perguntas a respeito de uma árvore em particular, a figueira. Ela é infrutífera e por isso está sugando as forças da vinha. Se ali continuar o proprietário tomará atitudes para preservar a saúde da sua vinha! A parábola começa com um plantio e termina com a ameaça de arrancar o que foi plantado.
O verbo cortar é melhor traduzido como arrancar. Um Judeu quando corta uma planta ele não a corta como os ocidentais ele literalmente arranca pela raiz,aqui se apresenta um quadro vivo de uma eliminação radical de algo ruim no meio da vinha. A figueira além de não produzir fruto ficava ali ocupando espaço e tornando o solo impróprio para a vinha. Vejamos mais a frente que o vinhateiro age. Cava ao redor oferece estrume para que ela possa reagir, se não houver reação o juízo vindouro é certo.
Creio que já tenham entendido a que Jesus estava se referindo: ele referia-se ao seu povo, seu rebanho que estava sofrendo, estava sendo sugado e explorado por pastores maus que não produziam fruto e ainda deveriam a frase muito repetida hoje. Ovelha é quem produz ovelha não vou trabalhar nisso! E fica ocupando espaço, tempo e dinheiro das igrejas sem produzir nada. O interessante é que são tão desonestos que dizem que a figueira é o povo que é o povo que deve produzir bons frutos e a videira eles não explicam quem são. O povo muitas vezes ignorante não percebe o engodo que ferem os princípios mais básicos da hermenêutica e se angustiam cada vez mais diante desses lobos.
Quando os líderes espirituais são infrutíferos, não apenas falham na sua missão de obedecer ao dono da vinha que é o Senhor, mas também esterilizam, embaçam, atrapalham, a vida da comunidade que está ao seu redor. Deus tem muito cuidado por sua comunidade e não tolerará indefinidamente essa situação. Misericórdia é oferecida a essa liderança infrutífera para que ela se converta. Deus age para renovar e perdoar. Esses atos estão além dos líderes que não conseguem se renovar a si próprios. A oferta de misericórdia dada por Deus precisa suscitar alguma reação interior de mudança; se assim não for, não acontecerá a renovação e o juízo chegará e aquela figueira será arrancada do meio da comunidade pelas suas raízes.
Assim, roguemos a Deus perdão e graça aos nossos líderes para que não continuem a esterilizar seu povo santo e caro. Fomos comprados a preço de Sangue pensem nisso.
Amém.
Quer ter estes botões no seu site? Acesse
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!