Cristo no Pentateuco Parte II

CRISTO NO PENTATEUCO PARTE II- CONT LIVRO DE LEVÍTICO



OS SACRIFÍCIOS- Os primeiro sete capítulos do livro de Levítico apresentam-nos quatro classes de sacrifícios, sendo a ordem da sua apresentação inversa da sua aplicação prática à necessidade dos homens. As quatro classes são: 1 os holocaustos, 2 as ofertas de manjares, 3 os sacrifícios de paz, 4 os sacrifícios pelo pecado. Vemos que é necessário uma série de sacrifícios para poder apresentar simbolicamente a perfeição do sacrifício de Cristo.

Os sacrifícios acima mencionados podem ser divididos em dois grupos: 1 os que eram oferecidos como ofertas queimadas de um cheiro agradável ao Senhor, 2 os que eram oferecidos pela expiação do pecado.

O HOLOCAUSTO- Vem nos apresentar, em primeiro lugar, a absoluta e perfeita obediência e devoção de Cristo à vontade de Deus até a morte. Salmos 40:8 agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei. E também em efésios 5:2 2 e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Assim como o pecador do passado colocava a mão na cabeça do animal do holocausto indentificando-se assim com ele, também nós nos podemos identificar pela fé com toda a perfeição de Cristo e de seu sacrifício, com todo esse cheiro suave que subiu até Deus na consumação desse grande holocausto que foi a morte do cordeiro de Deus na cruz do calvário. Efésios 1:6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,

É interessante também notar o que lemos no capítulo 6 de Levítico sobre a lei do holocausto:

Levítico 6:9 Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará na lareira do altar toda a noite até pela manhã, e nela se manterá aceso o fogo do altar. Somos aqui lembrados do caráter permanente deste sacrifício, e de como todo este tempo de noite até a gloriosa manhã que, em breve vai raiar, toda a perfeição de Cristo, o cheiro suave do seu sacrifício permanente que estará eternamente diante de Deus. Toda a sua justiça foi satisfeita com a imolação do cordeiro que tira o pecado do mundo.

A OFERTA DE MANJARES- Era de flor de farinha com azeito e incenso. Aquilo era puro e santo e belo, caracterizando assim a pureza da vida de Cristo, graça e perfeição em sua vida terrena. Uma parte desta oferta era queimada no altar e a outra parte pertencia ao sacerdote. Ah! Meus amados irmãos Deus nunca poderá esquecer-se da fragrância da vida santa do seu Filho aqui na terra. O memorial queimado era dele; mas a nós também é dado alimentarmo-nos da vida perfeita de Cristo, hoje representada pela santa ceia. Tomara que saibamos aproveitar deste privilégio!

OS SACRIFÍCIOS DE PAZ- Fala-nos de paz com Deus, da reconciliação e salvação aplicadas. O que caracteriza esta oferta é que, em vez de tudo ser queimado, ou tudo ser entregue ao sacerdote, ela, por assim dizer, fornece uma mesa onde Deus, o sacerdote e o pecador todos se encontrem. Fala-nos de comunhão e assim é também uma oferta de louvor de cheiro suave ao Senhor.

O SACRIFÍCIO PELO PECADO – Tinha por fim explícito a expiação do pecado. A gordura deste sacrifício era queimada sobre o altar do holocausto, significando assim a sua aceitação pelo Senhor. Depois o restante era levado para fora e ali queimado em um lugar limpo, mostrando assim o caráter extremamente pernicioso e danoso do pecado. O senhor Jesus tornou-se por nós esse sacrifício pelo pecado. Hebreus 9:26 Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.

2 Coríntios 5:21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

Quem poderá compreender a agonia que sentiu o Senhor quando assim Se achou identificado com o pecado e foi desamparado por Deus que dele escondeu o rosto? Louvado seja o seu Santo nome. Por ele ter dado a Si mesmo por Nós miseráveis pecadores.

Senhor nos Ilumine.

Leia também a parte I deste estudo Cristo no Pentateuco. Clique aqui.

Continua parte III

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Tipos de sermões que atrapalham o culto

  Tipos de sermões que atrapalham o culto  Robson Moura Marinho  A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999....