Para onde se vai depois da morte?

Você realmente sabe para onde vai logo após sua morte?

Muitas são as dúvidas de cristãos no mundo todo, mas, o que a bíblia realmente ensina sobre este assunto? Analisemos algumas teorias.


  1. Sono da alma- há uma teoria muito difundida nos nossos dias chamada sono da alma. Essa forma de pensar consiste em que a pessoa ao morrer fica dormindo e só despertará no dia do julgamento final. Para apoiar sua tese usam textos como:
    Jo11:11 Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo.

    Isto era apenas uma forma de falar, um eufemismo, uma realidade dura que Jesus queria tornar branda. Os discípulos não entenderam e disseram que se Lázaro dormia estaria segura, Jesus precisou ser mais claro e falou em Jo 11:14 "Lázaro morreu".

Outro caso em que a Bíblia usa sono por morte esta em At 7:60:"...tendo dito isto, adormeceu."

Assim, desmontamos o primeiro argumento. As almas dos crentes e dos ímpios não dormem.


    1. Purgatório- Há um outro argumento que diz que as almas vão para um lugar chamado purgatório. Um local onde se "purga", se purifica os pecados, com ajuda de algumas missas e outros favores monetários chegar-se ao céu. Baseiam-se em textos como: 1 Co 3:15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.
    Jd 1: 22-23 E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida;

    salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne.

    O primeiro texto fala que Deus provará nossas obras e o segundo texto nos fala a respeito da

    conversão que o livramento do inferno.




  1. Estado intermediário – há um argumento que acreditamos ser o mais exato por encontrar amplo respaldo bíblico, chama-se estado intermediário. Todas as almas dos salvos no céu como as dos condenados no inferno aguardam o ultimo dia, o dia da ressurreição. Naquele dia se juntará alma e corpo para serem julgados. Argumentos bíblicos:



    1. Dn 12:2 Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.

    2. Ap 20:12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.
      Interessante notar que tanto o inferno que estão as almas agora quanto o céu são temporários, intermediários aos que virão. Vejamos os textos.



      1. Ap 21:1 Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

        1. Ap 20:14-15 14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.
Conclusão: Depois da morte as almas do crentes vão, portanto, para o céu onde despertam conscientes da presença de Deus e de suas bênçãos enquanto esperam pela ressurreição. As almas dos ímpios estão aprisionadas no inferno numa espécie de prisão preventiva aguardando sua condenação final do dia do juízo.


Deus nos ilumine.



Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Tipos de sermões que atrapalham o culto

  Tipos de sermões que atrapalham o culto  Robson Moura Marinho  A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999....