O Estudo Bíblico Efetivo Parte III


O ESTUDO BIBLICO EFETIVO – A COMPREENSÃO DO TEXTO
Vimos em nosso estudo anterior que se constituí na leitura do texto. Aprendemos ali que a leitura é a observação do texto. Após a leitura Você deve tomar consciência dos detalhes do texto. Esta é a segunda etapa em nosso estudo Bíblico a compreensão do texto.
Para compreender melhor o que lemos é necessário, e indispensável, o auxilio do Espírito Santo mas também necessitamos fazer algumas perguntas ao texto.


  • QUEM? – Quem são os personagens que aparecem no texto? Quem aparece ou é oculto? Quem fala ou ouve? Quem age ou é citado meramente?
  • O QUE?- O que acontece? O que é falado ou é feito seja ativa ou passivamente?
  • ONDE? - Onde a situação ocorre? Quais são os locais citados? Qual o pano de fundo dos acontecimentos, ou seja, o que está acontecendo no mundo naquele exato momento?
  • POR QUÊ?- Por que isso aconteceu? Por que o autor registrou tal acontecimento? Quais são as razões do autor da narrativa, ou dos acontecimentos?
  • COMO?- Encontre as formas e maneiras como aconteceram ou deve ser feitas etc. Anote todos os verbos do texto e seus respectivos tempos verbais e pessoas.
  • Qual as Palavras chaves usadas e qual idéia principal do autor? – A idéia principal seria o tema que sobressai da leitura atenta e detalhada do texto. As palavras chaves, na maioria das vezes, são aquelas que mais vezes apareceram no texto, ou as que amarram a idéia que esta sendo exposta. Ex. Na parábola do jovem rico qual a idéia principal do texto? O que o autor está tentando destacar? Jesus era contra a riqueza?
  • Enumere todas as explicações, comparações e contrastes. Atente para os conectivos: Como, também, portanto, mas, por isso, por essa causa, agora, pois,semelhantemente. Os conectivos põem ligação entre o seu texto e algo que o segue ou antecede, leia-os.



  • Consulte as referências bíblicas do Antigo Testamento citadas no Novo Testamento.


    Exercicio: leia o texto de Mateus 6:5-15.

    Orientação: Leia o texto, se possível ,em duas ou mais versões e repita sua leitura 2 ou 3 vezes.



    Caso deseje ler nosso estudo anterior clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Tipos de sermões que atrapalham o culto

  Tipos de sermões que atrapalham o culto  Robson Moura Marinho  A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999....