O Estudo Bíblico Efetivo Parte II


O ESTUDO BÍBLICO EFETIVO
A Leitura do Texto.




Antes de qualquer coisa relembremos algumas passagens bíblicas importantes são elas João 5:39; 2 Timóteo 3:16-17 e 2 Pedro 1:20-21. Lendo os textos perceberemos que Jesus manda examinar as escrituras, Paulo diz que essa análise leva ao amadurecimento do crente e Pedro diz que é interessante estudar profundamente a palavra porque ela não veio da cabeça de homem algum. Então vamos Lá em mais uma etapa do nosso Curso?

A primeira parte do estudo efetivo da Escritura é ler um texto bíblico. Para que essa parte aconteça com proveito algumas medidas são necessárias:

  • Reserve um tempo diário. Separe costumeiramente um tempo diário ou duas ou três vezes na semana. Este tempo deve ser no mínimo de 30 minutos e no máximo de uma hora.
  • Escolha um local adequado. Escolha um local apropriado calmo, tranquilo e silencioso. Certifique-se da impossibilidade de distração ou interrupção.
  • Invista-se do espírito apropriado. O que o motiva a estudar a Bíblia? Necessidade, alivio de consciência, orgulho, vaidade, competitividade, questionamentos? Faça uma análise sincera e lembre-se, piedade e fé são essenciais para a boa compreensão da Bíblia. Temos alguns exemplos negativos na história de piedade sem temor; as atrocidades cometidas em nome da fé(cruzadas, extermínio de índios, escravatura, santa inquisição). Na ressurreição de Lázaro duas foram as reações, uns creram e outros procuraram os fariseus para condenar Jesus.
  • Confiança absoluta na revelação. A Bíblia é a infalível e perfeita palavra de Deus. Tudo nela é verdadeiro. Não prossiga querendo estudar a Bíblia se não está convicto disso. Cuidado nos julgamentos errados sem entender corretamente os contextos onde os textos estão inseridos e não blasfemar contra ela.
  • Submissão total. Proponha-se a aplicar em sua vida TUDO o que ela lhe revelar. Resistir a orientação do Santo Espírito não é uma idéia acertada.
  • Desarme-se de preconceitos. Busque na Bíblia seus verdadeiros conceitos não insira os seus preconceitos nem tente distorcer e tentar encaixar textos na sua visão, não faça euxegese( o que eu acho) faça uma exegese(o que a Bíblia diz). Lembre-se o texto não é presbiteriano, nem batista, nem pentecostal, o texto é o texto.
  • Nenhuma experiência pode superar o que esta escrito. Gálatas 1:8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Entendeu caro leitor? Ainda que um anjo de asinhas e tudo venha ate você e fale algo que esta fora da Escritura seja ele considerado maldito! Muito cuidado aos irmãos que dizem ser profetas e falam totalmente em desacordo com a Escritura! E também a outros e suas visões! Nada pode fugir ao que Deus disse. O Espirito Santo não pode Contradizer-SE.
  • O novo testamente possui basicamente dois tipos de textos. A Bíblia e especialmente o novo testamente possuí dois tipos de texto. Os narrativos e os doutrinários. Igrejas tem errado embasando doutrinas em textos doutrinários, mais adiante saberemos como identifica-los.
  • Leia exaustivamente o texto. O que é ler exaustivamente? É ler ate que você possa relatá-lo de memória, não esquecendo nenhum detalhe dele. Não pule palavras difíceis de entender, vá ao dicionário Bíblico e também ao de português.



  • Tenha material de consulta externa. Mapas, dicionários de grego e hebraico, concordância bíblica, e comentários exegéticos.


    Continua na Parte III

    Caso deseja leia a parte I do nosso estudo clique aqui

    O Senhor nos Ilumine.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Você sabe dominar a luxúria?

CLIQUE ABAIXO Combate a luxúria