Análise Atos 1:8 Parte I

ATOS DOS APÓSTOLOS – O PODER PARA TESTEMUNHAR
ANÁLISE EXEGÉTICA DE ATOS 1.8
*Rev. José Clóvis
O livro de Atos denominado dos Apóstolos deveria ser identificado, na realidade, como Atos do Espírito Santo.
Atos é o registro da ação do Espírito Santo no estabelecimento, desenvolvimento e fortalecimento do corpo de Cristo sobre a terra.
O crescimento é algo para um organismo vivo, não é diferente com a Igreja. 
A Igreja cristã não deve perder a perspectiva de expansão sem perder de vista também a qualidade. Não podemos usar esse jargão da qualidade para negligenciar a expansão do reino. A qualidade é fundamental, mas um crescimento sadio e harmonioso também o é, incluindo uma organização, uma estruturação eficaz, isto é o que percebemos no texto a seguir.
Capítulo 1
Verso 1 No evangelho, Lucas escreveu o que Jesus começou a fazer e a ensinar. Em Atos, o que o Senhor continuou a fazer pelo seu Santo Espírito.
Verso 2 Jesus, antes de subir aos céus, passou ainda 40 dias falando aos Apóstolos das coisas concernentes ao reino de Deus. aqui notamos que a preparação de uma liderança é fundamental para o estabelecimento de uma missão.
Verso 4,5 A promessa do Pai, o batismo com o Espírito Santo é condição espiritual para a realização da obra.
Verso 1: 6-11 Os Apóstolos estavam preocupados com o tempo da restauração do reino a Israel e Jesus queria que estabelecessem a Igreja, que fossem suas testemunhas de Jerusalém até os confins da terra, pelo poder do Espírito.
Contudo o texto que gostaríamos de destacar e será alvo de nossa análise é Atos 1:8.
Continua parte II
*Rev. José Clóvis é Pastor da Igreja Presbiteriana de Areias e Professor de evangelismo no SPN.

Um comentário:

  1. O texto está muito bem explicado e foi de grande utilidade para mim . Realmente em Atos , presenciamos a ação do Espirito Santo . E isso , é algo que nos deixa muito felizes ,por que sabemos que a mesma promessa está sobre nós. Que temos a mesma condição espiritual , para fazer obras iguais ou maiores do que as que foram feitas por Jesus e seus Discípulos .

    ResponderExcluir

Este Comentário será exibido após moderação dos Editores da equipe Plugados com Deus!

Instagram

Tipos de sermões que atrapalham o culto

  Tipos de sermões que atrapalham o culto  Robson Moura Marinho  A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999....